quinta-feira, novembro 16, 2006

UMA IMAGEM...

É muito conhecida aquela frase "uma imagem vale por mil palavras"!? E eu começo assim para já fazer uma ligação com o título da crónica...Habituado desde os tempos do ensino básico, leio alguns jornais todos os dias, principalmente aqueles dos quais sou assinante. Ainda sou um dos que cultivam esse hábito imprescindível para uma formação que é constante durante toda a nossa vida. Infelizmente notamos a diminuação desses leitores, como eu, o que tem originado o desaparecimento de pequenos e grandes jornais.Dos vários cadernos ou páginas específicas que compõem um jornal, há aquela tal de "Coluna Social" que, normalmente, só merece da minha parte uma ligeira passagem de olhos... Muitas vezes até me enoja aquele desfile de fotos, quase sempre de personagens da alta sociedade. Até pouco se escreve, limitando-se o colunista a fazer uma identificação das pessoas e dos eventos. Desperta-nos a atenção aquelas "madames" com as suas peles repuxadas e, por isso e pelos cremes usados, aquele brilho característico... Como diria aquela minha amiga, ainda livre de tudo isso e exibindo, tão sòmente, a sua beleza natural: horripilante!!! E muitas dessas pessoas fazem questão de serem fotografadas para aparecerem depois na coluna. Chegam a pagar, algumas vezes, por tal previlégio... É tudo uma questão de status.Hoje foi um dia diferente dos demais. Primeiro porque não tive tempo de ler qualquer jornal logo pela manhã, como faço habitualmente, pois estava-se desenhando um dia de muito e árduo trabalho na minha profissão; só fui ler o primeiro a meio da tarde. Segundo porque me debrucei com muito interesse sobre a tal "coluna"...Uma página quase totalmente dedicada ao casamento de um filho de conhecidíssimo banqueiro de São Paulo. Mais exactamente, o casamento de Alberto Safra e Maggy Candi. Ela não sei quem é e nem se é judía, também, como o noivo. Estes e outros detalhes, como a magnificência da festa, enfim, tabém são sem importância para a essência do que me propuz abordar.Naquelas nove fotos existem quatro que, se levado ao pé da letra o ditado transcrito no primeiro parágrafo, valem mais que muitos e muitos milhares de palavras. Tantas que viriam a preencher um bom calhamaço sobre os últimos vinte anos da economia brasileira, principalmente sobre as causas de tamanho desastre...Descreverei as fotos por ordem cronológica em relação ao que cada um dos personagens desempenhou no seu tempo: José Sarney, Fernando Henrique Cardoso (ex-presidentes), António Palocci (ex-ministro da Fazenda), Geraldo Alkmin (ex-governador de São Paulo), Aécio Neves (governador reeleito de Minas Gerais) e... Jorge Gerdau (um dos maiores e mais bem sucedidos empresários do Brasil, cogitado para assumir um posto de ministro no futuro governo de Lula).Banqueiros sabem muito bem quem devem convidar para as suas festas!!!E a m inha crónica de hoje é postada no blog, sem foto...

Sem comentários: