quinta-feira, janeiro 31, 2008

PARCERIA - BRASIL E TIMOR

TIMOR-LESTE QUER FIRMAR PARCERIAS COM O BRASIL
Brasília (28.1.2008) - Uma comitiva do Timor-Leste liderada pelo chanceler Zacarias da Costa, visitou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, nesta segunda-feira (28), para discutir parcerias entre os dois países.
Stephanes sugeriu a visita de uma missão brasileira ao País para identificar em que pontos pode contribuir com o Timor-Leste. “Somos líder mundial em tecnologia tropical. Temos muito a oferecer a diversos países”, afirmou o ministro. Zacarias da Costa disse que seu país quer aprofundar a cooperação bilateral. “Essa missão será importante para identificar prioridades e necessidades, principalmente na área de agricultura”, enfatizou o chanceler.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já firmou projetos de cooperação técnica com o país asiático, oferecendo treinamento a técnicos e reconhecimento de solos e de recursos naturais por satélite. O Timor-Leste mostrou interesse na transferência de tecnologia em recuperação de solos e florestas.
Na quinta-feira (31), a missão timorense visitará a sede da Empresa em Brasília. (Da Redação)
Tudo é válido e eu sou o primeiro a aprovar essas parcerias quando entendo que são para o progresso e desenvolvimento do meu querido Timor. O Brasil tem toda essa capacidade, talvez como nenhum outro país, quando se leva em conta as características do terreno, clima e sociedade. Todavia, não fujo a dar a minha alfinetada: Não transfiram técnicas de desmatamento! Aliás, os indonésios já fizeram muito nesse campo...

Sem comentários: