terça-feira, dezembro 26, 2006

MENSAGEM DE RAMOS HORTA A BIN LADEN

Por achar muito importante e oportuno e por se tratar de assunto directamente ligado a Timor, origem da criação deste blog, tomo a liberdade de transcrever o artigo abaixo.
Ramos-Horta pede compaixão ao "irmão" Bin Laden 26.12.2006 - 11h09 PUBLICO.PT, APO primeiro-ministro timorense, José Ramos-Horta, enviou felicitações de Natal a Osama bin Laden e pediu compaixão ao "irmão" líder da rede terrorista Al Qaeda.A mensagem surgiu em resposta a um pedido da estação britânica BBC, que convidou o Nobel da Paz e outros líderes mundiais e personalidades internacionais a endereçarem uma mensagem natalícia a um indivíduo ou grupo à sua escolha.Ramos-Horta pediu compaixão a Bin Laden, que apelidou de "irmão". "Não odeio um único muçulmano, não odeio um único indonésio", afirmou Ramos-Horta. "Essa é a única diferença entre você e eu, meu irmão Osama bin Laden."Em declarações à rádio Antena 1, Ramos-Horta explica que tratou Bin Laden por "irmão" porque considera todos os seres humanos "filhos do mesmo criador".O Nobel da Paz sugeriu ainda a Bin Laden "que abandone o ódio e a violência e use meios pacíficos para fazer vingar os direitos, a justiça que ele reivindica em relação aos muçulmanos, em relação ao povo palestiniano" ."Eu decidi fazer algo diferente — não o óbvio, o evidente — e fazer uma mensagem dirigida a Osama Bin Laden. E fiz a mensagem no sentido de que, fazendo a diferença entre mim e ele, ele revela um profundo ódio em relação a cristãos, europeus, americanos por séculos de humilhação dos muçulmanos, pelo que está a acontecer aos palestinianos" , resumiu em declarações à rádio portuguesa."Eu, que partilho com ele o mesmo Deus — o Deus que ensina amor a compaixão —, sendo de Timor-leste, país católico, invadido pelo maior país muçulmano do mundo. E eu, que perdi também irmãos, irmãs nesta guerra, irmãos meus de sangue e também timorenses não tenho ódio em relação a nenhum muçulmano ou a algum indonésio", justificou.
In jornal "Público"

1 comentário:

Anónimo disse...

Sempre admirável Ramos Horta