quinta-feira, junho 07, 2007

ACORDEI AZÊDO!!!

Hoje vou abordar um assunto melindroso. Melindroso em relação à mentalidade de alguns. Passei parte do dia com o pensamento direccionado para a questão e, porque assim, achei que deveria abordá-la aqui neste meu espaço que é, afinal, o lugar onde me posso exprimir livremente e espernear o quanto a tal me obrigam...
Antes do mais, ilustrarei esta crónica com algumas passagens nas quais fui protagonista o que, por si só, me dá autoridade e liberdade para a escrever.
1) Nos idos de 1992 fui representante comercial em Portugal e viajava muito pelo meu Alentejo. Um belo dia, argumentando e tentando vender produtos da linha que representava, senti muitas dificuldades e pressenti que o meu presumível cliente me estava discriminando só porque o meu sotaque abrasileirava o meu "português", do mesmo modo que aqui no Brasil aportuguesa o meu "brasileiro"... Então, deduzi que ele não gostava de brasileiros. Sem querer substimar os brasileiros, a certa altura, quando senti que não conseguiria nada ali, chamei o indivíduo mais perto de mim, mostrei-lhe o meu Bilhete de Identidade português e disse-lhe: "O senhor é um filho da puta de um xenófobo, um racista! Eu nasci aqui nesta mesma cidade e há muito mais tempo! Não sou brasileiro, como pensa e, se por acaso o fôsse, com a mesma veemência o repreenderia quanto ao seu comportamento porco e imundo. O senhor é um filho da puta!"
2) Há uns cinco anos atrás estava eu num dos bares que costumo frequentar e do qual era freguês há muito tempo. A certa altura a TV estava mostrando passagens da Copa de 1966 na qual Portugal se classificou em 3º lugar, tendo ganho do Brasil num dos jogos que disputou. Comentando com um dos meus amigos sobre o evento e num tom saudável de brincadeira, disse eu que naquele tempo nós eramos muito melhores que o Brasil. Foi o estopim para que o dono do bar me abordasse com uma pergunta que já ouvi muitas vezes de outros seres inteligentes como ele: "Você cospe no prato em que come! Porque não vai para a sua terra?".
Costumo ouvir algo parecido quando, rebatendo uma piada de português que me contam, conto uma piada de brasileiro...
3) Ontem recebi na minha caixa de e-mails um anexo que exibia vídeo com pronunciamento do conhecido jornalista brasileiro Olavo de Carvalho, em que este fazia críticas contundentes à classe política, chegando mesmo a usar de linguagem chula. Fortíssimo! Encaminhei-o a todos os amigos que constam da minha lista, como costumo fazer com muitos outros que recebo e que abordam os mais variados assuntos.
Em resposta, recebi hoje um e-mail de um amigo, que não é virtual. É amigo há mais de 30 anos. Será mesmo?... Diz ele o seguinte: "oi portugues voce e meu amigo , mais nunca mais passa qualquer coisa sobre o que refere ao governo Lula, porque não tem o direito de depreciar , que não e´ o seu Pais no qual gostamos muito , e não esqueça eu sou BUGRINO.... um abraço .... afratopiza....". (sic). Exactamente como escreveu eu transcrevi...
Teria muito mais o que aqui escrever a respeito deste assunto, referindo-me tão sòmente a casos comigo passados. Nem precisaria recorrer a outros que me relataram.
Aqueles que me dão a honra de passar por este meu espaço e que teem a paciência de ler o que escrevo, decerto que já deduziram sobre a mentalidade dos três protagonistas que comigo se relacionaram. A análise a vós pertence. Eu abstenho-me...
Poderei acrescentar só mais o seguinte: Vivi em Portugal 27 anos; vivo no Brasil há 35. Ao abrigo do Acordo Internacional de 1972, assinado pelo então Presidente Médici (Brasil) e Américo Thomaz (Portugal), adquiri em 1990 a "Igualdade de Direitos e Deveres", status que me libera da naturalização e me deu um RG (documento de identidade brasileiro). Sou igual a qualquer cidadão brasileiro; posso votar e ser votado aqui. Porém, perdi os direitos políticos em Portugal, sem deixar de ser português.
Estou consciente que o meu dia está estragado. Não obstante, vou trabalhar, apesar de ser feriado, e emitirei as devidas notas fiscais das minhas vendas. Tudo certinho como sempre! Tenho a certeza que contribuo com amor e honestidade para o desenvolvimento deste País que me acolheu!

8 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Claúdio, tenha calma, não se chatei com pessoas tais como as que descreve no post, simplesmente faça como eu elimine dos seus relacionamentos, para mim mande todos os e-mails que queira.

Grande abraço deste patricio.

Unknown disse...

Querido amigo,
não devemos perder tempo com pessoas que não são intelectual, e espiritualmente evoluidas. Êstes seres só merecem nossa compreessão, e nossas orações, com votos de que possam um dia melhorar, se quiserem!
Eu como mulher, sòzinha há quase 18 anos, criando um filho sem ajuda alguma, já sofri vários tipos de discriminações. Mas nem porisso devemos nos entristecer, por maior que seja a decepção, com pessoas que não merecem nossa amizade, e consideração. Simplesmente cheguei a conclusão de que de fato não eram amigas! E não mereciam o meu carinho!
Deus foi bom para você! Lhe fêz evoluido, e lhe deu um coração de pessoa superior, com bondade de alma! Aproveite tudo o que tem com "pessoas do bem"!
Com os demais... aperte o delete!

Anónimo disse...

PS: Pensa que só o seu time é vencedor? Alegre-se por mim também! Ontém fui VITORIOSA com o meu Santos!!!
Beijosssssssssss...

A. João Soares disse...

Uma coisa é a lei e os bons princípios da ética, outra coisa é a realidade, os sentimentos, os preconceitos das pessoas. Temos que viver com estes fenómenos, mas para nossa saúde mental e física, o melhor é manter uma distância adequada a este tipo de pessoas. Na medida do possível, não devemos privar com pessoas que nos desgostem.

Um abraço

Anónimo disse...

ola Claudio
como ja te escrevi, gosto muito de seus emails e espero q nao deixe de me enviar.
Faço como vc, os q eu gosto eu repasso, os q nao gosto tanto eu deleto.
Espero q com o tempo o meu hotmail volte ao normal pra vc, pois nao sei realmente o q esta acontecendo.
Bjs
Claudia

Transtago disse...

Será que hoje consigo enviar o comentário??
Já é a terceira vez que tento...
É só para dizer que estragar um dia por essas razões na dá...
Para mim manda tudo o que quiser e sempre..
Se eu não quisesse eu dizia....
Um grande abraço Alentejano.....

Anónimo disse...

Comentário Anônimo de Antônio Bubols...rsrsrs

Prezado Claudio!

Existem "seres" que, consideram "errado" tudo aquilo que vai de encontro com seus ideais e seus pensamentos.

Só que vivemos em um país onde "por enquanto" existe liberdade de expressão, e nada pode ferir esse direito.

Compartilho contigo a indignação pela represália do teu "amigo" por questões claramente políticas.

Penso que , o lugar daqueles que não querem ouvir a opinião alheia, quando esta lhe é contrária, não seja a web mas sim, diretórios de partidos, onde todos compartilhem da mesma opinião ou ilusão.

Sou totalmente a favor da liberdade de expressão e, como a internet é uma materialização desta palavra, aceito todo e qualquer tipo de arquivo que tu quiseres mandar.

Se não gostar de algum, simplesmente apago. Mas jamais vou tolher a tua liberdade ou te repreender por conteúdos que não me agradem, afinal, ter opiniões diferentes, é perfeitamente normal.

E na questão da xenofobia, considero detestável qualquer tipo de preconceito, seja ele pela origem, cor, raça, credo, decendência ou qualquer outro tipo.

Acho de muito mais valor, aqueles que assumiram a "brasilidade" por amor ao "nosso" país, do que aqueles que , nascidos aqui, envergonham, denigrem, extirpam e até estupram nosso país com seus atos e omissões.

Existem pessoas que aceitam a democracia e a liberdade de expressão, desde que não lhes contrariem...ou seja, ridículo.

A nossa política está um "lixo" e isso é incontestável.

Não sou partidario de quem quer que seja, pois acho que para resolver nossos problemas e colocar o Brasil num rumo certo, justo e próspero, as mudanças devem ser radicais e não superficiais como tem sido desde que eu me conheço por gente.

A política no Brasil tem feito jus ao provérbio também chulo:"mudam as moscas mas a merda é sempre a mesma..."

Eu só tenho a agradecer pela grande variedade e conteúdo que recebo de ti.

Espero ter contribuido para deixar teu dia um pouco menos azedo.

Um abraço ao amigo Brasilentejano!

Anónimo disse...

Meu amigão Claudio.
Acho que vc deveria chamar este seu "amigo" e conversar,pois 30 anos não são 30 dias.
abração