Lembra a saga do rei português que foi lutar nas Cruzadas, em 1578, e não voltou -e, como se esperava que voltasse, seus sucessores no trono de Portugal tornaram-se guardiões da coroa, jamais a usando na cabeça. A imagem clássica do nosso dom João 6º ao ser aclamado rei, em 1818, mostra-o com a cabeça nua e a coroa a seu lado.
Assim se referia hoje Ruy Castro a El Rei Dom Sebastião na sua crónica do jornal Folha de S. Paulo.
Não foi isso que eu aprendi na escola e ainda pensei que o cronista, por ser brasileiro, não estivesse tão familiarizado assim com a História de Portugal. Mas logo emendei o meu raciocínio na medida em que, naquela época, o Brasil e Portugal eram um país só e, portanto, com a mesma história…
De imediato procurei na minha biblioteca desde os mais elementares livros de história até aos mais sofisticados calhamaços. Todos batiam na mesma tecla e que se resume mais ou menos ao seguinte:
Após a derrota na tão tristemente famosa Batalha de Alcácer Quibir, no norte de África, D. Sebastião não mais regressou a Portugal. Ficou a lenda sobre que reapareceria num dia de nevoeiro. Foi cognominado, por isso, de “O Desejado”.
Nessa sequência e mercê do governo desastroso do Cardeal D. Henrique “O Casto”, perdemos a nossa independência por 60 anos para os espanhois.
Em 1640 a independência foi restaurada por D. João IV “O Restaurador”. O rei ofereceu a coroa de Portugal a Nossa Senhora da Conceição e, a partir dele, todos se faziam retratar com a coroa a seu lado e não mais sobre a cabeça.
E agora?
1 comentário:
E agora?
Agora, acabou-se a história.
A coroa não foi mais usada, pelos nossos reis, desde que D. João IV a ofereceu a Nosso Senhora da Conceição, e assim só ela a podia usar.
Quanto a razão invocada (D. Sebastião), é lenda, não temos factos, nem nada escrito a respeito, mas na realidade quem governou foram regentes e não monarcas, tanto o prior do Crato como D. Henrique assumiam que eram regentes e portanto nem se punha a questão usar a coroa.
Agora há mais uma razão simples, os reis acabaram em Portugal, foram depostos, em 1910.
É de dar uma vista de olhos aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_reis_de_Portugal#Segunda_Dinastia_.E2.80.93_de_Avis_ou_Joanina
Enviar um comentário