sexta-feira, agosto 05, 2016

Astúrias

Durante muitos anos eu cortei o cabelo no Salão do Mineiro, no Bairro São Bernardo. Preço: 15 reais.
Bom papo, boas piadas num lugar tranquilo, por lá me acostumei.
Em 2013 eu resolvi deixar crescer o meu cabelo e deixei "rabo de cavalo". O corte periódico passou a ser sòmente nas laterais e na nuca, o tradicional pé. Mas o Mineiro não se actualizou, ignorou os modernismos e eu fui forçado a encontrar outro profissional.
Encontrei o André, um garoto espectacular e bom profissional, lá no Salão do Dado, na Vila Teixeira. Muito conveniente para mim, pois o preço de 20 reais e a localização estavam a meu favor.
Este último Salão é de alto gabarito e porta uma série de especialidades para os dois sexos. Até me surpreende que o preço não seja mais elevado...
Ali, o André lava o meu cabelo e o corta depois. Apara ligeiramente a minha barba, as sobrancelhas e corta os pelos das orelhas e nariz. Tudo isto enquanto travamos um diálogo agradável. Passou a cobrar 25 reais desde a última vez que lá fui e achei que estava dentro da normalidade.
Como o André teve um acidente e machucou uma das mãos e eu necessitava cortar o cabelo, excepcionalmente tentei recorrer a outro profissional. Aproveitei uma ida ao centro velho da cidade e percorri a Rua Luzitana onde, outrora, havia vários pequenos salões que até cobravam um preço bem menor em relação à média. Mas não encontrei mais qualquer um deles. Achei, quase na esquina da Luzitana com a General Osório, o Salão Astúrias.
Parei em frente à porta, na calçada e vi 3 cadeiras antigas de barbeiro vazias e 3 profissionais sentados nas cadeiras da parede conversando. Gostei do lugar.
Perguntei a mim mesmo se eles estariam modernizados e não como o Mineiro. Antes, porém, perguntei o preço de um corte de cabelo (já estou escaldado...) e um dos profissionais encheu o peito e respondeu: 60 reais! Agradeci, educadamente como não poderia deixar de ser e fui embora. Vou esperar o André estar recuperado...
Eu até sei de lugares onde se corta o cabelo por preço muito mais elevado, chegando até a cem paus, mas isso é outra conversa. No centro que precisa de revitalização e em plena crise económica, praticar preços como os que o Salão Astúrias pratica, é caminho para rápido fechamento das portas. Suponho que os 60 reais seriam divididos pelos três e teriam salvo o dia...
O Príncipe de Astúrias herdou o trono de Espanha e é Rei, mas isso não tem nada a ver com a barbearia...

Sem comentários: