Aeroporto Internacional de Beja
" O A380 só não pode operar em Lisboa por causa da manga".
Vamos lá
colocar um ponto final no mito da manga. Com manga ou sem manga, nunca um A380
pode operar em Lisboa.
Mas
perguntar-me-ão: Porquê?
Para isso
peço um pouco de paciência e prometo ser rápido e o mais assertivo possível.
A pista de
Lisboa tem menos de 3000 metros de TORA, (Take Off Runway Available) ou seja,
de pista útil para descolagem.
O avião A380
precisa de atingir a velocidade mínima de descolagem de 78 metros por segundo,
para o que precisa de mais de 3100 metros de pista se tiver a carga máxima que
é 575 toneladas, e se todas as condições de vento , temperatura, pressão
atmosférica e humidade estiverem nos parâmetros ideais. Coisa que apenas
acontece quando o rei faz anos.
Mas o mais
importante, além do factor limitativo do PCN da pista de Lisboa, ou seja a
capacidade de absorver o embate e pressões de 575 toneladas a poisar, é a
largura da pista principal do Aeroporto de Lisboa.
Tem apenas
45 metros de largura útil marginado por cinco metros de cada lado e com essa
largura, os 80 metros de envergadura de asa do A380 ficam de fora da pista!
O problema é
que assim, quando se lhe exige o máximo de potência para a descolagem, os reactores
exteriores aspiram tudo o que é pó, terra e pedras e outros inertes que se
encontram no exterior da pista, fenómeno que conduz à evidente destruição das
turbinas.
Em Lisboa
poisam e levantam A330, 60 metros de envergadura, os Boeing 747 e 777 com 60 e
61 metros de envergadura, mas mais do que isso não.
Beja, por
outro lado, tem 3500 metros de "runway" disponíveis, numa pista de
4000, toda com a mesma qualidade, e a largura da pista é 60 metros úteis
marginados por mais 15 metros de cada lado, o que perfaz 90 metros.
Isto oferece
ao A380 10 metros de margem aos seus 80 metros de envergadura, o que confere
toda a segurança aos reactores do avião.
Outros
elementos de segurança como um ILS e DVOR num ambiente livre de interferências,
uma pista extremamente robusta, com espaço para crescer, um
"clearway" enorme e securíssimo etc.
Beja não tem
nevoeiros, não tem constrangimentos de espaço aéreo, não tem stresses nem horas
infinitas de espera e adiamentos de voos. Beja é uma boa solução, assim a
liguem depressa à A2 acabando o que falta na A26. Posta a funcionar a 100%
poupa ao país mais de 2000 milhões (ou mais) do disparate suicidário de
Montijo.
E por fim, Beja não tem mangas para o A380 nem isso faz
qualquer falta ao avião. Tem sim a MELHOR PISTA DE PORTUGAL.
Sem comentários:
Enviar um comentário