segunda-feira, agosto 06, 2007

PAI DESCONHECIDO

Antigamente era comum observar que no documento de identidade de algumas pessoas constava o termo "Icógnito" no lugar reservado ao nome do pai ou, até mesmo, esse substitutivo no lugar dos dois progenitores. Pelo menos aqui no Brasil, hoje, isso não é mais permitido por lei e, mesmo que não sejam os nomes dos pais biológicos, alguns terão que constar. Claro que essa exigência não irá, de todo, eliminar um problema de ética e moralidade e será sempre uma "fachada" que o utente, inocente, carregará por toda a vida. Chega a ser terrível o impacto quando um dia mais tarde se vier a desvendar o artifício. Todavia, não sofrerá no dia a dia a discriminação que o "icógnito" alavancava...
Abordo este tema hoje devido a algo que comigo aconteceu esta semana que passou. Quando da navegação pelas páginas da internet, entrei numa das comunidades constantes de uma das minhas páginas de relacionamento e fui ler os tópicos do fórum. Aqui, num dos tópicos que eu tinha colocado, inerente a procura de antigos colegas da empresa onde trabalhei há trinta anos atrás, uma pessoa perguntava-me se eu conhecera seu pai, pois o mesmo teria sido meu contemporâneo, adiantando-me sòmente os dois primeiros nomes.
Movido pelo espírito de tentar ajudar, já contactei outro companheiro, amigo de sempre e colega de então. Solicitei dados mais concretos mas, infelizmente, nada mais obtive do que um resumo dos acontecimentos de antanho.
A mãe da pessoa em questão envolvera-se num relacionamento amoroso com aquele que certamente foi meu colega de empresa e, passados seis meses, certificou-se que estava grávida. Simplesmente tomou a decisão de abandonar a cidade e voltar para casa de seus pais, sem quaisquer explicações a quem quer que fôsse. Resultado: a criança nasceu e passou os quase trinta anos de sua vida com raiva do pai que jamais vira e do qual nem o sobrenome sabe.
Agora, que também teve uma filha e ciente do que tal significa, "caíu na real". Concluíu que, afinal, o seu pai não mereceu o ódio e raiva que lhe dispensou e luta para tentar encontrá-lo. Vai ser muito difícil, mas tem esperanças.
Não sei o que consta nos campos de preenchimento do seu documento de identidade. Mas, que esse documento poderia ser naturalmente fidedigno, lá isso poderia.

Sem comentários: