Temos aqui algo sobre o que há muito desconfiava ou que, pelo menos, eu não entendia. Contudo, não deixa de haver um conflito de opiniões entre os técnicos ou especialistas. Independentemente de tudo isso, quem tem a palavra final é, sem sombra de dúvida, o meu joelho...
A minha saúde está boa, felizmente. Foi um susto o que se passou anteriormente e que eu relatei aqui em detalhes. Porém, estou obeso. Quero dizer, que estou bem acima do peso e só por excesso de gordura abdominal. Nada que não se concerte com força de vontade.
O meu cardiologista, há quase 4 meses atrás, encaminhou-me para uma Academia de Ginástica especializada e na qual teria controle e acompanhamento personalizado. Teria uma programação para combater a ansiedade, a hipertensão e a gordura abdominal. Fiz um contrato de 3 meses que, na verdade, não cumpri integralmente; talvez só um terço eu teria aproveitado, mas isso devido a alguns factores como distância de casa, cansaço do trabalho matinal, enfim.
Depois dos exercícios de alongamento, abdominais e musculação, ía para o final --- a bicicleta ou a esteira. A primeira vez que fui na esteira não me senti bem; talvez por trauma de um exagero que um outro médico cometeu comigo exigindo que eu continuasse o exame até qase os bofes saírem pela boca...
Um dia enjoei da bicicleta e comecei a usar a esteira mas só em caminhada e com passo moderado, dentro da minha capacidade inicial. Todos os dias caminhava 30 minutos e resolvi aumentar para 45. Saí de lá com dores nos joelhos. Entretanto, como já estava no fim do contrato, não voltei na Academia e nem tive a oportunidade de comentar o problema.
Numa reportagem de jornal de grande circulação li agora um artigo que aborda os pontos fracos e fortes desse trio que é o básico das academias --- esteira, transport e bicicleta. Diz o professor que "a esteira é a que leva ao maior gasto calórico porque envolve mais grupos musculares". E que, "apesar da esteira ser a mais eficiente para emagrecer, é a menos indicada para quem está acima do peso". Bingo! Acho que o meu joelho gritou com razão... É que "os quilos extras causam uma sobrecarga na coluna lombar e nos jelhos, o que pode levar a lesões", segundo afirma outra profissional da área.
Mesmo para quem está no peso ideal, "correr na esteira causa impacto nas articulações". Opinião de um terceiro educador físico. A esteira costuma ser a escolha de quem treina para correr na rua, por simular uma situação mais próxima dessa actividade. O que nem sempre é uma vantagem. "A esteira limita a passa e alinha o pé. Isso pode aumentar o risco de lesão de joelho e de quadril".
Acho que vou aproveitar os lugares bons que existem no meu bairro para caminhar tranquilamente, pois aqui tudo será natural. Até mesmo o ar que não é condicionado...
1 comentário:
http://www.vozdaplanicie.pt/index.php
http://www.diariodoalentejo.pt/
Duas sugestões, para ficar mais perto de Beja, do Alentejo e de Portugal.
Um abraço.
José Filipe / Beja
Enviar um comentário