Durian (Durião)--- Do sudeste asiático, o durião é uma das frutas símbolo da região e famosa por seu odor. Adorado por muitos e considerado “o rei das frutas” o durião foi banido de aeroportos, estações de trem e hotéis por causa de seu intenso mau cheiro, parecido com carne podre, esgoto e algumas outras coisas desagradáveis. Quem consegue superar a barreira do odor, garante que é recompensado com um sabor delicioso, lembrando uma mistura de creme aromatizado com amêndoas. A fruta tem presença marcante na cultura de alguns países asiáticos e é consumida normalmente no dia-a-dia, influenciando até a arquitetura de construções e monumentos.
Mas diz-se que após um bom tempo depois que é retirada da árvore, o cheiro da fruta torna-se quase imperceptível. Extrair sua polpa também é difícil e exige técnica: a casca é dura e espinhosa, enquanto que o interior é delicado.
Não sei quem um dia teve a peregrina ideia de comer algo que tanto fede, mas há quem considere o durian "o rei das frutas", devido ao seu elevado teor vitamínico.
Existem cerca de 30 espécies diferentes de Durio, mas apenas a Durio zibethinus está disponível no mercado internacional, as demais espécies são encontradas apenas no local onde elas são nativas: no sudeste da Ásia.
Além do tamanho que pode ser de até 30 centímetros de comprimento e 15 centímentros de largura.
Além do tamanho que pode ser de até 30 centímetros de comprimento e 15 centímentros de largura.
Os filipinos têm por hábito comer o fruto embebido em vinagre de arroz. Dentre as razões do sucesso da fruta-budum estão a atribuição de poderes medicinais e afrodisíacos.
Sem comentários:
Enviar um comentário