O festival da RTP da canção teve como vencedor em 2011 uma canção de intervenção política, uma versão moderna com todos os ingredientes musicais e de mensagem típicos do período do verão quente, assim a crise entra no ambiente deste concurso com uma força ainda mais intensa do que no período de grande instabilidade social nos anos pós 25 de Abril.
Após o sucesso dos Deolinda, no período da convocação da manifestação “Geração à Rasca”, durante o movimento de instabilidade política iniciado pelos jovens no Norte de África e provavelmente a anteceder um PEC IV ou uma intervenção do FMI, os sinais de convulsão social estão cada vez mais claros em Portugal e já a televisão pública começa a perder algum controlo da situação.
Enquanto isso, o 1.º Ministro e o seu Governo, bem como muitos outros políticos, continuarão a dizer-se inocentes sobre o estado de crise social a que Portugal chegou e a arranjar culpados em todos os outros menos neles próprios.
Curiosamente, será na Alemanha, aquele país que mais manda os portugueses apertar o cinto e de quem Portugal quer esmola, que esta canção será lançada a nível europeu…
Sem comentários:
Enviar um comentário