A foto do cadáver de Osama bin Laden é falsa
Imagem do homem sangrando publicada pelos jornais britânicos online tem circulado pela internet há dois anos
Amelia Hill
guardian.co.uk, segunda-feira 02 de maio de 2011 12,03 BST
história do artigo
Imagem pretendendo mostrar o cadáver ensanguentado de Osama bin Laden, à direita, é uma composição de duas imagens distintas, esquerda e centro. Fotografia: twitpic
Uma imagem, aparentemente mostrando um Osama bin Laden morto transmitido pela televisão paquistanesa e publicada em sites de jornais britânicos é uma farsa.
A imagem de um homem ensangüentado com os cabelos emaranhados e um olho branco, semi-aberto tem circulado na internet nos últimos dois anos. Foi usado nas primeiras páginas do Mail, Times, Telegraph, Sun e Mirror websites, embora rapidamente removido após a falsificação ter sido exposta no Twitter.
Parece que a imagem falsa foi publicada inicialmente pelo jornal online themedialine.org Oriente Médio em 29 de Abril de 2009, com uma advertência do editor que era "incapaz de determinar se a foto é verdadeira ou não".
O Daily Mail foi um dos sites de jornais a publicar a imagem falsa do corpo de Osama bin Laden.
Desde então, porém, a imagem tem sido afirmado como verdadeiro sobre uma série de fóruns de formação de quadrilha e utilizadas para fundamentar as alegações de que o terrorista responsável pelo atentado de 11/09 atentado tinha sido morto.
O Guardian foi um dos poucos locais a publicar a imagem manipulada em sua primeira página, relatando a existência da imagem em seu blog ao vivo, mas questionando a sua legitimidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário