domingo, julho 19, 2015

Pescarias



Esse é o maior peixe pescado por ele e será doado para evento.
Usando uma isca de pão de queijo, o pescador James Antônio de Souza, que mora em Alta Floresta a 800 km de Cuiabá, conseguiu pegar o maior peixe da vida dele. O peixe fisgado Com pão de queijo, pescador fisga peixão de mais de 39 kg no Estado do Mato Grosso (Brasil).
James teve de pedir ajuda para amigo ajudá-lo a retirar peixe da água.
por ele no Rio Teles Pires, tem 39 kg. O pescador bateu o recorde anterior, que era um tambaqui de 38 kg, pego no ano passado no mesmo rio. O pão de queijo, segundo ele, é a isca preferida dessa espécie de peixe.

Ele estava sozinho no pesqueiro quando sentiu a fisgada, mas não conseguiu conseguiu concluir a pescaria sozinho. Precisou da ajuda de um amigo para retirar o peixe do rio. "Gritei para que ele viesse me ajudar. Demoramos mais de uma hora para tirá-lo da água", contou. O mega peixe fez sucesso entre os amigos e a família.
O pescador irá doar o tambaqui para um evento programado para o mês que vem com o intuito de arrecadar dinheiro para ajudar os atletas de Taekwondo de Alta Floresta, que devem participar do campeonato brasileiro de Taekwondo. "Resolvi pescar uns peixes para doar para peixada, mas não imaginava que pudesse capturar um gigante de escama novamente", contou.

Ele disse que o interessante seria devolver o animal para a natureza, mas que achou interessante poder contribuir de maneira significativa com o evento. "O próximo irei devolver para o rio", frisou.
Para o biólogo Francisco Machado, tal fenômeno não é uma grande surpresa, mas o grande número de pescadores, tanto profissional como amador, tem impedido que os peixes cheguem ao tamanho desse pego por James Antônio.
 In G1
 Fotos: Arquivo pessoal James Antônio de Souza

sábado, julho 18, 2015

Produção local

MENU QUILÓMETRO ZERO

Oito restaurantes do concelho de Montemor-o-Novo uniram-se na oferta de um menu quilómetro zero, destinado a promover a produção local e reduzir a pegada ecológica. Pratos e bebidas têm origem em produtores do concelho.

Posted by SIC Évora on Sábado, 13 de junho de 2015

Vinícolas Portuguesas

Empresa portuguesa eleita a melhor produtora de vinhos do mundo
A empresa portuguesa Sogrape Vinhos foi eleita a melhor produtora vitivinícola a nível mundial de 2015 pela Associação Mundial de Críticos e Jornalistas de Vinhos e Bebidas Espirituosas.
A associação escolhe todos os anos as 100 melhores produtoras de vinhos a nível mundial, baseando-se em critérios de análise muito rigorosos, nomeadamente a avaliação dos prémios conquistados por cada produtor num conjunto selecionado de concursos internacionais realizados ao longo do ano, informa, em comunicado, a Sogrape.
"A participação da Sogrape Vinhos em 10 dos 75 concursos avaliados resultou em 131 prémios, num total de mais de 3.000 pontos calculados de acordo com a importância das medalhas em causa e conferindo-lhe assim um destacado primeiro lugar nesta importante lista", acrescenta.
Depois da quarta posição alcançada em 2014, a Sogrape Vinhos surge este ano no primeiro lugar do pódio, à frente da empresa norte-americana Ernest and Julio Gallo Family (2.º) e da francesa Vranken Pommery Monopole Heidsieck (3.º).
 "É com grande satisfação e orgulho que recebemos esta distinção, que mostra o reconhecimento internacional pelo caminho que temos prosseguido nos últimos anos para ser uma referência ibérica de vinhos de qualidade", disse o presidente da empresa, Fernando da Cunha Guedes,
Detentora de marcas como Mateus Rosé, Gazela, Sandeman e Casa Ferreirinha, a Sogrape Vinhos também produz vinhos na Argentina, Chile, Espanha e Nova Zelândia, está presente nas principais regiões vitivinícolas portuguesas e exporta para mais de 120 mercados.
Portugal tem mais cinco empresas na lista dos 100 melhores produtores de vinhos de 2015: a Symington Family Estates (14º), a Casa Ermelinda Freitas (22.º), a Casa Santos Lima (57.º), a Adega Cooperativa de Cantanhede (89.º) e a Companhia das Quintas (99.º).
Lusa/SOL

terça-feira, julho 14, 2015

Enciclopédia Indígena



Riqueza inestimável: indígenas brasileiros criam sua 1ª enciclopédia medicinal


Muitas tribos indígenas estão em processo de extinção e, consequentemente, muitas das tradições destes povos transmitidas de geração em geração estão a perder-se.

A saúde dos povos amazônicos sempre dependeu da sabedoria dos mais velhos. Transmitida ao longo dos séculos, o conhecimento de plantas e técnicas de tratamento medicinais que foram acumulados são um produto de seus laços espirituais e físicos profundas com o mundo natural.
O povo Matsés, uma tribo da Amazônia brasileira e peruana, criou a Enciclopédia de Medicina Tradicional , um volume de 500 páginas onde cinco xamãs (sacerdotes tradicionais do xamanismo com a capacidade de curar) transmitem o seu conhecimento medicinal. Os Matsés vivem em um dos ecossistemas de maior biodiversidade do mundo e dominam o conhecimento de suas propriedades curativas.
foto2acate

A enciclopédia foi elaborada em parceria com o grupo de conservação Acaté e poderá vir a servir de modelo para as outras culturas indígenas protegerem e não perderem os seus conhecimentos ancestrais.
foto3acate

Escrita exclusivamente na língua dos Matsés, é uma verdadeira enciclopédia xamânica, totalmente escrita e editada por xamãs indígenas. O texto “marca a primeira vez que xamãs de uma tribo da Amazônia criaram uma transcrição total e completa de seu conhecimento medicinal, escrito em sua própria língua e com suas palavras” disse Christopher Herndon, presidente e co-fundador da Acaté, em uma entrevista para o Mongabay.
É difícil exagerar o quão rapidamente esse conhecimento pode ser perdido após uma tribo fazer contato com o mundo exterior. Uma vez extinto, esse conhecimento, juntamente com a auto-suficiência da tribo, nunca pode ser totalmente recuperado“, explica um artigo publicado no portal da organização Acaté.
Jovens xamãs e a nova enciclopédia (Imagem: infoamazonia)

Cada capítulo da Enciclopédia de Medicina Tradicional foi escrito por um xamã mais velho de renome escolhido pela comunidade. Cada pessoa idosa trabalhou em conjunto com um Matsés mais jovem, que transcreveu o conhecimento e fotografou cada planta. Os capítulos são classificados pelo nome da doença e incluem a explicação do seu processo de identificação, a sua causa, o nome das plantas a utilizar e a receita para a preparação do medicamento, entre outras opções terapêuticas.
foto4acate

Mas com a catalogação dos conhecimentos dos xamãs quase na sua íntegra, surge um outro problema: como evitar que o material seja alvo de biopirataria?
A enciclopédia será impressa para o Matsés, sob a sua direção, e o conteúdo não será publicado ou divulgado fora de suas comunidades. Além disso, nomes científicos e características facilmente identificáveis foram deixados de fora, para dificultar o acesso de forasteiros aos conhecimentos tradicionais, evitando que o material seja copiado e utilizado para fins comerciais, servindo apenas de manual para formação de jovens xamãs.
foto5acate
In Conexão Lusófona -  http://www.conexaolusofona.org

segunda-feira, julho 13, 2015

quarta-feira, julho 08, 2015

Tradições africanas

LES FUNÉRAILLES AU GHANA

LES FUNÉRAILLES AU GHANA

Posted by spotboxlive.com on Sábado, 4 de julho de 2015

segunda-feira, julho 06, 2015

Sem surpresas

Foto de Cláudio Francisco Portalegre Trindade.Não posso afirmar que tenha sido uma surpresa para mim a demissão do Ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis.
Se o "sim" tivesse ganho, ele se demitiria e isso ele afirmou com antecedência --- aqui ele deu força ao voto no "não".
Como venceu o "não" e ele se demitiu da mesma forma, a única surpresa foi ele nunca ter admitido isso neste caso, se bem que jamais lhe perguntaram algo a respeito --- foi uma maneira de não bagunçar o referendo.
Resumindo, Varoufakis não era simpático nos meandros do eurogrupo e, assim, jamais poderia negociar pacote de antes ou de depois. Se não houver aprovação de pacote, agora, talvez ele volte para tentar normalizar as coisas na Grécia fora do euro. É a minha opinião.

domingo, julho 05, 2015

Solidariedade


Sátiro

Os Sátiros são seres mitológicos masculinos da Grécia Antiga. Possuíam corpo de carneiro,cabeça de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos e nariz achatado. De acordo com a mitologia grega, os sátiros acompanhavam o semideus Pan (protetor dos pastores) e o deus Dionísio (do vinho e das festas), vagando pelas montanhas e bosques da Grécia.
Nos mitos gregos tinham a características de apresentarem grande potência sexual. Logo, eram retratados, pelos pintores gregos, apresentando ereção.

E foi assim que o Sátiro grego pegou a Europa no referendo de hoje...


Eusébio, um Heroi!





Cortejo do traslado dos restos mortais de Eusébio para o Panteão Nacional

sexta-feira, julho 03, 2015

Calçada portuguesa

O rosto de Amália Rodrigues está gravado na rua de São Tomé, em Lisboa. A peça, denominada “Calçada”, foi inaugurada ontem, dia 2 de julho, pelo presidente da autarquia Fernando Medina, e Celeste Rodrigues, irmã de Amália.Idealizada pelo realizador de cinema Rúben Alves e concebida em calçada portuguesa, numa parceria entre Vhils e a Escola de Calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa.

Posted by Câmara Municipal de Lisboa - Página Oficial on Sexta, 3 de julho de 2015