domingo, janeiro 24, 2010

Fases da vida

Já tive muitos cães durante toda a minha vida. Em certa época cheguei a criar e manter o “Canil  Carcavelos”,   dedicando-me  à criação da raça Dálmata.
Jamais tive um Dálmata que não me obedecesse, independentemente do seu imperdível estilo moleque. Mas o que eu tenho hoje, já com 6 anos de idade, não entra na linha de jeito algum e, por isso, jamais passeará comigo sem a respectiva trela. E isso enquanto eu tiver forças para aguentar a sua incrível impetuosidade e tracção muscular. Azar dele que poderia passear muitas mais vezes por muito mais tempo, e meu também…
O último passeio que dei com o meu Díli foi há dois dias atrás. Saímos de casa, andámos 20 metros e virámos a esquina. Ele puxando como uma locomotiva e eu segurando na trela. Forças iguais mantendo o equilíbrio.
Repentinamente senti dor de cabeça, visão embaçada, enxerguei estrelas em plena luz do dia, tive dificuldade de foco. Ao mesmo tempo senti perder as forças. Fiquei desesperado por não enxergar correctamente e preocupado para não cair no chão e deixar o cachorro escapar.
Com uma das mãos amparei-me na parede e fui-me virando devagar tentando tomar o rumo de volta a casa. Por sorte a visão voltou à normalidade e lá fui caminhando. Díli não gostou muito do passeio ser tão curto… Corri a medir a pressão e lá estava ela nos 17 x 9; voltei a medir e deu 13 x 8. Resolvi não medir mais…
Contam-se pelos dedos as minhas idas aos médicos, mas admito que nesta altura do campeonato terei que ser mais assíduo, se bem que de acordo com a disponibilidade do Serviço Único de Saúde porque há muitos anos cancelei o meu Plano particular.
Os anos ensinaram-nos muitas coisas e, de certo modo, sabemos o que se está passando connosco. Também aprendemos a consultar a literatura a respeito de muitos males e, sem querer dar uma de médico, absorvemos alguma coisa. E nos meandros da Internet li:
* Visão dupla: Pode apontar presença de tumor intracraniano, acidentes vasculares centrais, traumas e hiperglicemia.
* Cegueira momentânea: Indica tumor intracraniano, má circulação no cérebro ou arritmia cardíaca.
* Visão borrada: Pode sinalizar diabetes, sangramento ocular, inflamação, hipertensão arterial.
* No caso da hipertensão, os pontinhos brilhantes na visão são resultado de alterações circulatórias que causam espasmos dos vasos sangüíneos na retina. A pressão aumenta, os vasos se estreitam para controlar o fluxo de sangue e, com isso, alteram a circulação. "Aí, feliz de quem vê essas luzinhas, pois são um alerta de que a pressão está altíssima e de que é preciso ir ao médico com urgência".
Tudo me enquadra no quarto ítem. Essa urgência médica é coisa de uns dois meses… Mas já comecei a fazer o auto-tratamento e a primeira medida drástica foi parar de fumar. Já decorreram 48 horas e sobre isto escreverei depois.

2 comentários:

Transtago disse...

Exactamente..Também perguntei a minha filha que é administradora hospitalar e ela de imediato me disse: " Alerta-o para ir ao médico pois isso foi um aviso, leve sim, mas que se deve levar em conta pois deve tratar-se de problema cardiaco ou de tensão/circulação, que A NÃO SER CONTROLADA pode levar a AVC (Acidente Vascular Cerebral)" vulgo trombose..O que aconteceu foi uma forma do corpo dizer "basta, tem juizo e porta-te bem..." Portanto com o fumo já estás a portar-te bem agora falta arranjares uma garota gostosa para o exercicio fisico..
Abraço e faz favor de ser feliz...

dor@ disse...

Bem pertinente o comentário de Transtago.Faço minhas suas palavras,e espero que tomes juizo e te cuides.Não concebo a idéia de ver-te mal de saude,tenho grande estima por ti,e torço para que consigas deixar teu "companheiro' , o cigarrito.
...Enterra ele, antes que ele te enterre,amigo querido.
Conta com os amigos, nas horas de angústia, que certamente virão, mas que passarão.Acredite!