sábado, dezembro 11, 2010

Frutas Tropicais -- Manga e Acerola

Gonçalves Dias escreveu: "Já viste coisa mais bela/Do que uma bela mangueira,/E a doce fruta amarela,/Sorrindo entre as folhas dela,/E a leve copa altaneira?".
E eu hoje cheguei em casa por volta das 14 horas e complectamente enxarcado em suor, após 8 horas de trabalho duro na feira, mesmo que algumas cervejas tenha tomado entre uma escapada e outra e sem que a patrôa me aporrinhasse a paciência... Quando adentro o primeiro portão, a kombi esbarra nos galhos da aceroleira e eu mantenho-os grandes porque estão carregados de acerolas. Depois do segundo portão defronto-me com a mangueira coquinho também carregada.
Nesse cenário só me restou partir para de imediato fazer um suco (sumo) bem gelado com acerola e manga. E assim foi. Vejam as imagens ilustrativas.
Os portugueses trouxeram para o Brasil essa maravilhosa árvore frutífera, a mangueira, oriunda do sul da Ásia; possìvelmente também a levaram para as colónias da África. Existem muitas variedades de mangas --- Tommy Atkins, Haden, Keitt, Kent, Van Dyke, Surpresa, Bourbon, Espada Sthal, Rosa, Coitê, Manila e outras. Porém, eu aprecio sobremaneira a Coquinho.
A variedade Coquinho é uma das poliembriônicas mais antigas. É muito produtiva, utilizada para suco, tem aceitação no mercado como manga de mesa e é um dos melhores e mais utilizados porta-enxertos no Brasil, embora seja muito suscetível a um fungo causador da Seca-da-mangueira.
Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco. A vitamina A é o principal nutriente da manga e faz bem para os olhos e para a pele.
Também se faz um molho especial (chutney) de origem indiana para acompanhar carnes, agregando à manga a cebola, sal, pimenta, açúcar, vinagre, curry, gengibre, coentro, páprica e noz moscada.
Já que eu fiz um suco com as duas frutas misturadas, tenho que escrever algo, também, sobre a acerola...
A aceroleira é uma planta originária das Antilhas e cultivada em escala comercial em Porto Rico, Havaí, Jamaica e Brasil. A fruta é atrativa pelo seu sabor agradável e destaca-se por seu reconhecido valor nutricional, principalmente como fonte de vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina).
O benefício maior da acerola para a saúde é a sua grande quantidade de ácido ascórbico, isto é, vitamina C. Para se ter uma idéia, com a ingestão de apenas duas acerolas, uma pessoa tem todas suas necessidades diárias de vitamina C supridas. Consumida tanto in natura como industrializada, sob a forma de sucos, sorvetes, geléias, xaropes, licores, doces em caldas entre outras.

2 comentários:

dor@ disse...

Hummmmmmmmm...deu até vontade de tomar...

Florsilvestre disse...

Olá!
Sou portuguesa e vivo em Portugal. Que inveja que eu tenho das frutas que por aí existem...
Sabe se as sementes de Acerola germinam bem e se é um tipo de planta que se dê cá?
Muito obrigada.