
E eu hoje cheguei em casa por volta das 14 horas e complectamente enxarcado em suor, após 8 horas de trabalho duro na feira, mesmo que algumas cervejas tenha tomado entre uma escapada e outra e sem que a patrôa me aporrinhasse a paciência... Quando adentro o primeiro portão, a kombi esbarra nos galhos da aceroleira e eu mantenho-os grandes porque estão carregados de acerolas. Depois do segundo portão defronto-me com a mangueira coquinho também carregada.

Os portugueses trouxeram para o Brasil essa maravilhosa árvore frutífera, a mangueira, oriunda do sul da Ásia; possìvelmente também a levaram para as colónias da África. Existem muitas variedades de mangas --- Tommy Atkins, Haden, Keitt, Kent, Van Dyke, Surpresa, Bourbon, Espada Sthal, Rosa, Coitê, Manila e outras. Porém, eu aprecio sobremaneira a Coquinho.
A variedade Coquinho é uma das poliembriônicas mais antigas. É muito produtiva, utilizada para suco, tem aceitação no mercado como manga de mesa e é um dos melhores e mais utilizados porta-enxertos no Brasil, embora seja muito suscetível a um fungo causador da Seca-da-mangueira.

Também se faz um molho especial (chutney) de origem indiana para acompanhar carnes, agregando à manga a cebola, sal, pimenta, açúcar, vinagre, curry, gengibre, coentro, páprica e noz moscada.
Já que eu fiz um suco com as duas frutas misturadas, tenho que escrever algo, também, sobre a acerola...


2 comentários:
Hummmmmmmmm...deu até vontade de tomar...
Olá!
Sou portuguesa e vivo em Portugal. Que inveja que eu tenho das frutas que por aí existem...
Sabe se as sementes de Acerola germinam bem e se é um tipo de planta que se dê cá?
Muito obrigada.
Enviar um comentário