segunda-feira, junho 08, 2015

Coreografias

Normalmente quando escrevo uma crónica (normalmente ilustrada), preocupo-me primeiro com a escrita e só depois coloco uma ilustração. Hoje faço-o de modo diferente, contrário, pois vou escrevendo e analisando a foto que já coloquei.
Primeiro que tudo, quero dizer que essa foto foi publicada nas páginas Sociais e eu copiei-a do Facebook. Soube que duas pessoas amigas já a tinham publicado e o Facebook cassou-a, algo que costuma fazer com muita frequência, pois interpreta a coisa com um estranho moralismo e não dá azo a que as pessoas conheçam e discutam esse e outros tipos de comportamento. Assim, guardei esta foto e poderei usá-la como me aprouver. E as pessoas que costumam ver as minhas postagens e o partilhar de outras, serão convidadas a visitar este meu blogue.
Agora vamos ao motivo desta crónica que eu intitulei de "Coreografias" para não ficar a pensar muito nesse ponto.
Recentemente, o Papa Francisco exteriorizou o que se entende ser uma nova postura da Igreja Católica, ao condenar a homofobia. Quase concomitantemente, algumas Igrejas Evangélicas brasileiras adoptaram a mesma postura ao resolverem participar da 19ª Parada do Orgulho Gay, na cidade de São Paulo
Naturalmente que eu não vejo isso como uma mudança de comportamento e antes uma oportunidade de ganhar mais algum dinheiro. A comunidade gay é muito grande mundialmente, tende a crescer (...) e as igrejas viram aí um grande filão para aumentar ou repor as finanças através do pagamento do dízimo e outros proventos.
Numa das muitas interpretações dessa foto, sabendo que os evangélicos não aceitam imagens de Cristo, sabemos que a bicha que está nessa cruz é, se tiver religião, católico...
Não sei que tipo de exibição os evangélicos usaram, mas acredito que se tenham manifestado de forma visível.
Sou ateu, não tenho partido político, não aceito que gay exija tratamento diferenciado e sou contra qualquer benefício atribuído a cada uma das classes referidas... Porém, acho perigoso misturar religião com viadagem...

Sem comentários: