Deputado do PS sensibiliza três companhias aéreas para utilizarem Aeroporto de Beja como alternativa a Lisboa ou Faro
Pedro do Carmo foi enviada na passada semana às administrações das
companhias aéreas ‘low cost’ Ryanair, EasyJet e Transavia.
O
deputado do PS Pedro do Carmo, eleito pelo círculo de Beja, escreveu aos
responsáveis de três companhias aéreas com o objetivo de “sensibilizá-los” para
a utilização do Aeroporto de Beja “como alternativa” a Lisboa ou Faro.
A
carta de Pedro do Carmo, a que a agência Lusa teve acesso, foi enviada na
passada semana às administrações das companhias aéreas ‘low cost’ Ryanair,
EasyJet e Transavia.
“Como
elas [companhias aéreas] não podem ser obrigadas” a voar para Beja, mas “devem
ser seduzidas e informadas das potencialidades [do aeroporto], foi isso que
fiz”, explicou hoje à Lusa o deputado socialista.
Pedro
do Carmo disse ainda que a carta deu “nota” às três companhias “das
potencialidades, das virtudes e das mais-valias de voar” para a região.
“O
Aeroporto de Beja pode assim ser não uma alternativa, mas complementar aos
aeroportos de Lisboa e de Faro neste período de época ‘alta’, em que os nossos
aeroportos estão esgotados”, acrescentou.
Na
carta, o deputado alentejano sublinhou que, perante o “evidente esgotamento” do
Aeroporto de Lisboa, “é inaceitável a ausência de uma estratégia para a
valorização da infraestrutura de Beja”, gerida pela empresa ANA – Aeroportos de
Portugal.
O
deputado do PS defendeu na carta que o Aeroporto de Beja seja utilizado como “alternativa”
aos de Lisboa e Faro, dando exemplos como os dos aeroportos de Frankfurt Hahn e
Munich West (ambos na Alemanha) ou Oslo (Noruega), todos a mais de uma centena
de quilómetros do destino final.
Já
o Aeroporto de Beja “fica a 181 quilómetros do Marquês de Pombal, em Lisboa”,
além de o Alentejo ser “uma região rica em atividades de lazer, cultura,
aventura e praias”, estando ainda “muito próximo da barragem do Alqueva, o
maior lago artificial da Europa”, destacou.
Além
do mais, continuou Pedro do Carmo na carta, o Aeroporto de Beja “dispõe de um
terminal de passageiros, de carga e de manutenção de aeronaves”, estando
“preparado para receber todo o tipo de operações com um elevado nível de
eficiência”.
O
deputado do PS referiu ainda que a infraestrutura alentejana está “diretamente”
ligada “à vasta rede de autoestradas que liga a cidade de Beja a todos os
pontos do país”.
Neste
contexto, “face à ausência de valorização do Aeroporto de Beja por quem o gere
e deveria valorizar ainda mais como infraestrutura aeroportuária do país”,
Pedro do Carmo pediu às três companhias aéreas para ponderarem “a sua
utilização em alternativa aos destinos” que já utilizam em Portugal, “com
evidentes ganhos” para a sua operação.
“Estou
confiante de que haverá ‘feedback’”, concluiu o eleito do PS à Lusa.
Pedro do Carmo foi enviada na passada semana às administrações das
companhias aéreas ‘low cost’ Ryanair, EasyJet e Transavia.
O
deputado do PS Pedro do Carmo, eleito pelo círculo de Beja, escreveu aos
responsáveis de três companhias aéreas com o objetivo de “sensibilizá-los” para
a utilização do Aeroporto de Beja “como alternativa” a Lisboa ou Faro.
A
carta de Pedro do Carmo, a que a agência Lusa teve acesso, foi enviada na
passada semana às administrações das companhias aéreas ‘low cost’ Ryanair,
EasyJet e Transavia.
“Como
elas [companhias aéreas] não podem ser obrigadas” a voar para Beja, mas “devem
ser seduzidas e informadas das potencialidades [do aeroporto], foi isso que
fiz”, explicou hoje à Lusa o deputado socialista.
Pedro
do Carmo disse ainda que a carta deu “nota” às três companhias “das
potencialidades, das virtudes e das mais-valias de voar” para a região.
“O
Aeroporto de Beja pode assim ser não uma alternativa, mas complementar aos
aeroportos de Lisboa e de Faro neste período de época ‘alta’, em que os nossos
aeroportos estão esgotados”, acrescentou.
Na
carta, o deputado alentejano sublinhou que, perante o “evidente esgotamento” do
Aeroporto de Lisboa, “é inaceitável a ausência de uma estratégia para a
valorização da infraestrutura de Beja”, gerida pela empresa ANA – Aeroportos de
Portugal.
O
deputado do PS defendeu na carta que o Aeroporto de Beja seja utilizado como “alternativa”
aos de Lisboa e Faro, dando exemplos como os dos aeroportos de Frankfurt Hahn e
Munich West (ambos na Alemanha) ou Oslo (Noruega), todos a mais de uma centena
de quilómetros do destino final.
Já
o Aeroporto de Beja “fica a 181 quilómetros do Marquês de Pombal, em Lisboa”,
além de o Alentejo ser “uma região rica em atividades de lazer, cultura,
aventura e praias”, estando ainda “muito próximo da barragem do Alqueva, o
maior lago artificial da Europa”, destacou.
Além
do mais, continuou Pedro do Carmo na carta, o Aeroporto de Beja “dispõe de um
terminal de passageiros, de carga e de manutenção de aeronaves”, estando
“preparado para receber todo o tipo de operações com um elevado nível de
eficiência”.
O
deputado do PS referiu ainda que a infraestrutura alentejana está “diretamente”
ligada “à vasta rede de autoestradas que liga a cidade de Beja a todos os
pontos do país”.
Neste
contexto, “face à ausência de valorização do Aeroporto de Beja por quem o gere
e deveria valorizar ainda mais como infraestrutura aeroportuária do país”,
Pedro do Carmo pediu às três companhias aéreas para ponderarem “a sua
utilização em alternativa aos destinos” que já utilizam em Portugal, “com
evidentes ganhos” para a sua operação.
“Estou
confiante de que haverá ‘feedback’”, concluiu o eleito do PS à Lusa.
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