sexta-feira, julho 02, 2010

Pisei na bola!

Estou meio chateado hoje, pois acho que dei uma pisada feia na bola. Nada a ver com Copa do Mundo ou com jabulaine, pois mesmo que inserida na época, a pisada na bola é ma maneira brasileira de expressão, do mesmo modo que dizemos escorreguei na maionaise ou caí do cavalo, etc., etc..
Acabei de receber o meu novo passaporte e fiquei feliz por essa renovação ter sido efectuada em curtíssimo espaço de tempo, pois dependia de diligências em São Paulo e em Lisboa. Parabéns para os respectivos Órgãos Oficiais do Governo do meu país envolvidos no processo.
Quando abri o passaporte para verificar e conferir os dados, notei que a minha fotografia estava a preto e branco e quase que sumida. Achei que aquilo não era normal, pois essa foto fora tirada numa moderníssima máquina lá no próprio Consulado e eu certifiquei-me que tinha saído colorida, tendo eu até, ficado muito mais bonito do que realmente sou…
Preocupei-me e já imaginei um daqueles agentes da Emigração/Imigração, mal encarados como sempre, colocar problemas na minha passagem nos aeroportos. O que é que eu fiz?! --- Enviei um e-mail ao Consulado denunciando a anomalia.
Não tardou mais que cinco minutos e recebi a resposta transcrita abaixo:
“Agradecemos o seu e-mail
mas informamos que todos os passaportes biométricos tem a sua fotografia em preto e branco.
Informamos ainda que o passaporte contém um chip, que ao ser aproximado dos equipamentos das polícias de fronteira, apresenta a fotografia adequadamente. Portanto não há com que se preocupar.”.
Será que devo sentir vergonha por estar tão defasado no tempo? Dei corda para que se crie uma nova piada de português? --- Comentem, por favor!

Sem comentários: