segunda-feira, setembro 19, 2011

Movimentos

Esqueci de contar esta a que assisti na passada sexta-feira. Talvez não faça qualquer sentido para alguns que por aqui passam, mas achei interessante porque insólito. Aliás, é sempre bom lembrar que mais importante que a preocupação com o achatamento ou não das calotes polares, é o sentido que o Mundo está seguindo no seu movimento rectilíneo. Sim! o mundo tem um movimento rectilíneo; aquele em que ele não volta a passar pelo mesmo ponto do modo como passa no de rotação e de translação. Não sei se alguém já alguma vez escreveu isto e eu acho que a ideia foi minha agora, apesar de ser algo tão explícito...
Estava eu, como em quase todos os finais de tarde, tomando uma cervejinha estùpidamente gelada na calçada do Bar, depois que baixei a poeira da garganta com uma saborosa cachaça de Salinas. De repente notei que se aproximava um jóvem aparentando entre 18 a 20 anos. Corpo esguio, alto e bem vestido, com uma camiseta preta e alguns daqueles colares de prata que ora muito se usam. Dirigindo-se a um outro frequentador do Bar e num jeito desesperado, ofegante, perguntou onde se vendia "farinha pra cheirar". 
Acho que não será preciso explicar o que é essa tal farinha de cheirar, pois todos sabem que é cocaína. Uns a tratam simplesmente por "pó" e outros nomes mais íntimos. De qualquer modo, eu sempre andei muito longe dessas intimidades e só estou escrevendo sobre o assunto porque ele vem até mim quando eu mais fujo dele. Ele, o assunto...
Alguns logo indicaram que ele andasse mais duas quadras e voltasse à esquerda, etc. e tal. Acho que até mais por gozação, se bem que o pó se encontra hoje em quase todas as esquinas.
O insólito do quadro pintado, como o denominei lá atrás, é a tranquilidade com que o indivíduo se dirigiu a pessoas que ele não conhece e lugar que não frequenta, com aquela pergunta na ponta da língua. O vício se apodera de tal maneira dessas pessoas, que a ansiedade vence todos os obstáculos, até mesmo os de ordem legal.
Vemos, então, que esse movimento rectilíneo do Mundo tem muitos solavancos e, por isso, não mais oferece aquela gostosa tranquilidade. Talvez até entorte a direcção.







1 comentário:

Rodrigo disse...

Olá passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro super organizado com ótimo conteúdo gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho e que Deus ilumine seus caminhos e de seus famíliares
Desejo muito sucesso