segunda-feira, junho 26, 2023

A Cábula

 



A Cábula

Em Portugal usamos o termo “cábula”; no Brasil é “cola”. O significado é o mesmo e a função também. Costumamos identificar isso como um “auxiliar de memória”...

Existem muitas maneiras de fazer uma cábula e outras tantas de a esconder de modo a que o professor não veja, claro. Existem, também, professores muito expertos que garantem jamais algum aluno ter conseguido enganá-los. Se se sentem felizes assim com tanta convicção, deixá-los viver essa ilusão.

Reconheço que é feio e injusto usar cábulas no decorrer de uma prova ou exame. Não obstante, eu pecador me confesso. Nuna fui um aluno cú de ferro e só passava uma vista de olhos nos livros ou cadernos uma ou duas horas antes das provas. Dizem, até, que esses são os melhores alunos, mas eu jamais almejei tão honrosa deferência. Os meus métodos eram escrever com caligrafia quase microscópica num pedaço de papel ou em pequenos rolos, que se íam bobinando ou desbobinando com o auxílio de uma só mão. Eu tinha muita habilidade para isto e jamais fui descoberto.

Quanto aos professores, relembro a D. Mariana Salgueiro. Minha professora de Francês no ensino médio em Portugal. Ela era terrível! Ninguém copiava ou cabulava (???).

Subíamos dois lances de escadas no Convento de Santa Clara, em Évora, para chegarmos à nossa sala de aula. Na entrada, em dia de prova, todos deixavam os seus pertences no estrado do quadro negro. Mesmo assim, a D. Mariana ainda revistava alguns suspeitos, mas tinha um lugar em que ela não passava a mão ou apalpava nos rapazes. E era ali que eu guardava o meu rolinho que, com a portinhola (braguilha) aberta, era de fácil e insuspeito manuseio...

 

3 comentários:

Anónimo disse...

Sacanagem enganar a professora

ALENTEJANO E TROPICANO disse...

Gostei

Anónimo disse...

Era de meu feitiu tbem!!!!! kkkkkkkkkrsrsrsrs fazia em um pedaço de papel 5x5cm, um resumo da matéria ou as fórmulas mais difíceis e importante. Eu considerava que ao fazer a "Cola", eu já estava dando mais uma repassada na matéria