domingo, fevereiro 01, 2009

Grilos

Não basta gostar de escrever; tem que ter assunto. E aí é que a porca torce o rabo, pois não é a todo o momento, num estalar de dedos, que o novo assunto aflora em linhas gerais e possa ser desenvolvido depois. Esse é um problema sobre o qual eu já li lamentações até de grandes cronistas. Por isso se nota aqui alguma falta de produtividade de quando em vez...
Num destes dias recebi um pps de uma amiga, pessoa muito querida lá de Minas Gerais e a música de fundo era uma modinha portuguesa, antiga, que falava do gri, gri do grilo no buraquinho. Lembro-me perfeitamente dessa música, entendi o erotismo e gozação da mensagem e, de imediato lhe respondi descrevendo um pouco da arte e costume de apanhar grilos na toca.
Após isso comecei a matutar sobre que o assunto renderia uma crónica. Comecei a escrevê-la directamente neste espaço, decrevendo todo o ritual da apanha dos grilos no campo e do seu aprisionamento nas pequenas gaiolas confeccionadas para o efeito. Embelezava e substanciava mais a prosa, uma série de detalhes vivenciados naquele tempo da minha infância.
Crónica pronta e revisada, faltava a ilustração para a mesma. Como sempre, se eu não tenho a imagem apropriada nos meus arquivos, tento achá-la na internet. Durante a minha navegação fiquei realmente surpreendido com dois detalhes: a única gaiola de grilos igual às que eu comprava ou mesmo confeccionava --- uma tabuinha superior e outra inferior ligadas por um circundação de arames --- não era liberada para cópia da imagem e outras eram de plástico, artefacto muito mais moderno; descobri, também, uma série de crónicas e artigos que versavam o mesmo assunto, havendo até, em alguns casos, muita semelhança com o que eu tinha escrito.
A decepção foi muito grande! Todavia, não tendo publicado o que antes tinha pronto, faço-o agora de outro modo, com a explicação do ocorrido e com a justificativa das minhas gazetas no meu espaço...

1 comentário:

dor@ disse...

Mas não tem bichinho que inspire mais do que "grilos"...E quando se instalam em nossas cabecinhas...ai, ai, ai!!! Verborragia plena!! Sempre tenho uns pares deles...e são falantes.Como todo bom grilo que se preza.