sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Missão Portuguesa

Coral, de 4 anos de idade, de repente e não mais que de repente, poderá ser a “primeira-mãe-canina” do grande país do norte. Quem diria que se iria dar um mergulho fundo lá no fundão do meu Algarve!? Nascerá em Abril o filhote que poderá vir a ser o xodó da família presidencial.
Oh, caraças! Sempre nos toca a oportunidade de resolver grandes problemas que vez ou outra surgem em algum lugar desse imenso Mundão. Agora é a sorte de ter-mos uma raça própria de cães --- cão d’água português. Claro que temos outras como o “Pastor Serra da Estrela” ou o “Rafeiro Alentejano”, dentre algumas. Note-se que até aqui o meu Alentejo não escapa...
Pessoalmente e até mesmo como criador de cães de raça que já fui (Dálmata), a minha preferência recai nos de médio e grande porte. Porém, nunca escondi a simpatia que sempre nutri por esta raça que agora se torna celebridade, talvez porque muitas vezes tive a sua companhia quando das pescarias em que participava lá na minha terrinha.
Estima-se que a raça tenha em volta de 700 anos e, consequentemente, alguns exemplares foram marinheiros e descobridores quando fizeram parte da tripulação das nossas naus... São bons companheiros em todas as situações. A sua grande característica é a capacidade de mergulhos em até três metros de profundidade e a habilidade de resgate de utensílios de pesca perdidos pelos pescadores. Além disso, não soltam o pêlo e é esta última característica a origem da sua preferência por parte da família Obama.
Eu jamais trocaria as praias do Algarve ou da Costa Alentejana e até mesmo as ribeiras interioranas desse jardim à beira mar plantado por terras outras, muitas vezes inóspitas. Porém, uma missão nobre é sempre um chamado a que nenhum português pode virar as costas, mesmo que seja um cachorro. Eu cumpro a minha e o peludão irá cumprir a dele...

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é amigo mais uma vez, o nosso jardim á beira mar plantado, volta a ser noticia, e quase como sempre pela positiva. Daqui tambem quero sublinhar que muitas vezes não valorizamos o que é nosso, e têem que ser outros a fazê-lo.
Quero dar-lhe os parabéns, pois o seu blog é dos melhores que tenho visto. Um abraço aqui do nosso alentejo.