domingo, abril 25, 2010

Hino Nacional Português

Sugestão de nova letra do Hino Nacional


Heróis do mal
Pobre Povo
Nação doente
E mortal.
                                                      Expulsai os tubarões                                                     
Exploradores de Portugal

Entre as burlas
Sem vergonha
Ó Pátria
Cala-lhe a voz
A essa corja atroz
Que há-de levar-te à miséria.

P'ra rua, P'ra rua
Quem te está a aniquilar.
P'ra rua, P'ra rua
Os que só sabem chular.
Contra os burlões
Lutar, lutar !

sábado, abril 24, 2010

Portugal Maior

Camaradas: embêbam-se do espírito do 25 de Abril de 1974 e, juntos, mudemos o status quo, mesmo que outra revolução tenhamos que fazer. Àqueles que se empenharam na conquista da liberdade deveremos prestar as nossas homenagens; aqueles que com interesses próprios e não democráticos a desvirtuaram deverão ser extirpados e punidos.

sexta-feira, abril 23, 2010

Saúde

Esta cidade de Campinas onde moro, tem mais de um milhão de habitantes. Estou aqui há 34 anos. Passam-se os anos e, eleição vai, eleição vem, são sempre os mesmos candidatos ou descendentes deles…
É a cidade equivalente ao vale do silício nos EEUU; tem muitas empresas de ponta, alta tecnologia. Porém, em infra estrutura jamais percebi avanços interessantes.
Há muito deixei de pagar o plano particular de saúde que mantive por quase 20 anos. Raríssimas vezes usei os serviços e cheguei à conclusão que a poupança dessa mensalidade engordaria o meu caixa e daria para pagar alguma intervenção de urgência.
Agora que a idade avançou para o chamado estágio crítico, começam a aparecer os problemas de dor daqui e dali, hipertensão, falta de tesão, etc. etc.. Por isso, comecei a usar o serviço único de saúde (SUS) e confesso que nada tenho a reclamar quanto ao atendimento e acompanhamento.
Hoje, depois de já ter efectuado outros exames que compõem o check up, fui tirar um RX do tórax para observar possíveis problemas do coração.
Mais uma vez adentrei naquele que é o principal hospital da cidade. De nome Dr. Mário Gatti, é pau para toda a obra na região. Já conheço os meandros, mas hoje fui num local diferente.
Passei perto da cozinha e até tapei as narinas porque não suportei aquele cheiro de azêdo; depois ambientei-me… Zanzei por aqui e por ali até chegar ao ponto de atendimento que procurava. Ultimada a burocracia, ali fiquei aguardando num corredor com mais uns 50 cidadãos iguais a mim, escutando chiadeira de um lado e do outro…
Os pacientes vão sendo chamados em grupos de 4 mas, no meio deles há os fura-fila. Estes últimos veem em macas, ensanguentados, cagados, mijados, entubados, meio mortos e meio vivos. É uma cena dantesca, se bem que tal não mais me afecta há muitos e muitos anos.
Lembrei-me daquele dia em que, vítima de um corte num dedo, dirigi-me ao Hospital Universitário de Genebra. Estava eu na Suiça. Lá eu nem queria acreditar no que estava vendo. Ali era tudo tão perfeito que até o chão poderia ser lambido. Claro que prefiro lamber outras coisas…
O cara lá do hemisfério norte tocou na tecla ao instituir o serviço público de saúde. E precisava. É claro que é muito difícil navegar nessas águas onde existe o serviço privado de saúde com mão forte e bem apoiado. Porém, o caminho certo é acabar com isso ou com eles… Todo o serviço de saúde, em qualquer país, deverá ser público e de primeira categoria; a única categoria.
Sonho ainda com esta cidade entrando por esse caminho. Talvez até eu venha a morrer num bom hospital público e pensando que estou num hotel 5 estrelas rodeado de belas enfermeiras.

quinta-feira, abril 22, 2010

Aprendizagem

Aprendi com este monitor de 10”
image001
E sei a tabuada toda, sei fazer contas de cabeça, escrevo sem erros e tenho a letra bonita!!!!!
...Ganda máquina que era aquela há 60 anos atrás!!!...

sábado, abril 10, 2010

Surpresa!…



  • Cubano
  • Podrás deducir que no comparto todas tus palabras aunque me alegra que puedas expresar con libertad lo que desees: ¿Crees que en Cuba hay libertad política y de prensa con un partido único y todos los medios de comunicación en manos del estado?.
  • Willy Toledo
    Willy Toledo
    En Cuba vive una valerosa mujer llamada Yoani Sánchez que tiene un blog desde el que expresa libremente su opinión, absoluta y radicalmente contraria al régimen cubano, por todos los rincones del mundo y, que yo sepa, entra y sale, no solo de su casa, si no del país a recoger todos los premios que las asociaciones de prensa europeas le han otorgado. Como este caso, bien conocido, hay más dentro de la isla.
    _______________________________________________
    Vejam a entrevista completa em http://charlas.publico.es/willy-toledo-2010-03-05
  • segunda-feira, abril 05, 2010

    Portugal de hoje

    Valentim dos Santos de Loureiro (Calde, 24/12/1938) é um empresário, político e dirigente desportivo português.
    Frequentou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, sem o terminar. Juntou-se ao exército sobre o regime salazarista e, anos depois, foi julgado e condenado em tribunal militar por andar a vender munições ao PAIGC que, alegadamente, matavam os nossos soldados na Guiné. Foi também condenado por roubar as rações do exército para lucro próprio (ficando posteriormente conhecido por muitos como o "Capitão Batatas" ). Isto porque estava no aprovisionamento militar e desviava generos e bens alimentares para vender por fora.
    Foi expulso, com desonra, do exército.
    Foi, depois do 25 de Abril, readmitido e promovido a Major pelo Conselho da Revolução.
    Desviou, alegadamente, 40.000 contos ao BCP com uma transacção com um cheque em dólares americanos sobre um banco que não existia.
    Actualmente, é cônsul "honorário" da Guiné-Bissau e tem usado esse título para, alegadamente, falsificar certidões de nascimento de jogadores e potenciais jogadores de futebol que compra e vende numa tipologia de negócio pouco digna.
    Distinguiu-se como dirigente desportivo, tendo sido presidente do Boavista F.C. entre 1972 e 1995 e presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) até Agosto de 2006. em (2008 ), é presidente da Assembleia Geral na mesma instituição.
    Na política, foi militante do Partido Social-Democrata, tendo sido presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Porto. Assumiu um papel activo quando em 1993 aceitou ser candidato à Presidência da Câmara Municipal de Gondomar, vencendo as eleições desse ano, e as de 1997 e 2001. Após ser desfiliado do PSD por ser acusado de práticas ilícitas enquanto autarca, venceu novamente as eleições de 2005, com a lista independente «Gondomar no Coração», que alcançou 57,5% dos votos.
    Foi ainda Presidente da Junta Metropolitana do Porto, entre 2001 e 2005 e Presidente do Conselho de Administração da Empresa Metro do Porto, S.A.
    Em Julho de 2008 foi sentenciado a 3 anos de prisão suspensa, no âmbito do processo judicial conhecido como Apito Dourado.
    Foi recentemente condecorado com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, motivos que alegam os seus "serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, pelos serviços de expansão da cultura portuguesa, sua história e seus valores". Um gesto subjectivo da parte de alguns, tendo em conta o historial negro do indivíduo.
    Pelos Portugueses é considerado uma vergonha Nacional, mas infelizmente pela classe politica que temos é um herói em virtude de pertencer à corja de políticos que temos, isto nada abona a favor do nosso país e mostra que somos um povo passivo que nada faz para o seu próprio bem e futuro.