sexta-feira, janeiro 16, 2015

A sombra



“É um momento muito difícil para mim. Estou ciente de que cometi um erro gravíssimo, mas eu mereço mais uma chance, pois todo mundo erra”.
O trecho acima é o início de uma mensagem de áudio gravada por Marco Archer, brasileiro condenado à morte na Indonésia em 2004. A mensagem foi gravada em 13 de janeiro e foi divulgada nesta sexta-feira (16), um dia antes da execução.
O Governo brasileiro tem feito várias tentativas para, junto ao Governo indonésio, tentar reverter a situação. Joko Widodo, presidente da Indonésia deixou de atender vários pedidos de ligação da presidente do Brasil, Dilma Rousseff . Ontem, porém, os dois mandatários conseguiram conversar e manteve-se a condenação.
O Governo brasileiro não gostou do “não” definitivo e diz que isso é uma sombra nas relações dos dois países.
Sombra? --- Pode ser uma coisa muito boa quando à mercê de um sol escaldante... Mas como desabafo, soando a ameaça na linguagem diplomática, é algo impertinente.
Tragamos até nós a recordação dos quarenta e três jovens estudantes mexicanos que fôram assassinados pelos narcotraficantes sem saber o que estava a acontecer. Algo terrível e abominável como as sentenças de morte perpetradas por jihadistas do Estado Islâmico. Lembremo-nos do jovem soldado do exército brasileiro assassinado por traficantes enquanto cumpria missão numa favela carioca.  Até hoje nada de especial foi feito com relação a este último caso e, no meu entender, de imediato o exército brasileiro teria que abandonar as tarefas de polícia e executado uma verdadeira operação de guerra. Ficou uma sombra...
Pensando nestas situações e em tudo o mais que as drogas, negativamente, ocasionam numa comunidade, num país, no mundo, como se pode aceitar que o Governo brasileiro tente interferir na condenação de um traficante num outro país?
Não irei aqui expor a minha opinião sobre a pena de morte, mas lembrarei que uma maioria do povo brasileiro acha que a mesma seria bem vinda e isso porque não sente mais segurança  e a todo o momento se defronta com crimes bárbaros, hediondos, muitos deles executados sob o efeito das drogas.
A verdadeira sombra está aqui e tenta ofuscar algo que a Indonésia faz correctamente.
 

Sem comentários: