sexta-feira, fevereiro 23, 2007

MANHÃ, TRISTE MANHÃ...

Naquele Fevereiro de 1972 cheguei ao Brasil com "armas e bagagens" e assentei base na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. A esposa era gaúcha, natural daquela cidade e ali vivía a sua família originária. No clã fômos acolhidos, o que, prèviamente, já havia sido planeado. Ao contrário de muitos imigrantes, talvez a maioria, já desfrutei de segurança e tranquilidade para começar a projectar a minha nova vida. Sem querer substimar nada e ninguém, tenho o conhecimento suficiente para afirmar que fui parar no lugar certo. Comecei a entrosar-me com a alma gaúcha e hoje, mesmo tendo vivido mais tempo, acumulado, noutros lugares do Brasil, sinto-me gaúcho também. Amante do rádio que sempre fui e sou até hoje, comecei a ter por minha companheira a "Rádio Guaíba", a mais ouvida nos pampas. Ainda hoje a oiço aqui em S. Paulo, pois é uma emissora de grande potência. Mesmo havendo outras de grande penetração, acredito que a "Guaíba" seja património maior das gentes do sul. Rádio séria com grandes profissionais e programação esmerada. Diferentemente do que acontece todos os dias, ontem não ouvi rádio. Foi o dia do meu aniversário e aproveitei-o de modo diferente. À noite apoderou-se de mim um sono profundo e restaurador. Porém, ao acordar bem cêdo, como todos os dias acontece, fui lá na frente da casa buscar o jornal que o "motoqueiro" lança com invejável pontaria todas as madrugadas e que origina grande alvoroço nas hostes caninas, o primeiro sinal para o meu despertar. Em determinado passo da leitura deparei-me com esta notícia numa página interior: "Igreja Universal compra TV e rádios Guaíba em Porto Alegre". Fiquei estupefacto! Triste também. Revoltado, talvez. O negócio foi fechado durante o Carnaval, na terça-feira e confirmado pela directoria da TV Guaíba. Também houve surpresa no sector da radiodifusão. Não me alongarei em mais comentários sobre o acontecimento. Simplesmente direi que este é para mim um dia muito triste e para a alma gaúcha também.

Sem comentários: