Em São Paulo e no sudeste do Brasil é “jaboticaba” e noutros Estados “jabuticaba”. O nome desta fruta é originário do tupi e, por isso, adotado nas duas formas. Os tupis do norte pronunciavam “bu” e os sulistas “bo”. O nome significa “fruto em botão”.
Fruta 100% brasileira. Discreta no quintal de nossa casa, ela contém teores espantosos de substâncias protetoras do peito. Ganha até da uva e do vinho, que são festejados no mundo inteiro por evitarem infartos...
Num laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, pesquisava-se sobre pigmentos capazes de substituir os corantes artificiais usados na indústria alimentícia. E, claro, quando se fala em cores a jaboticaba chama a atenção. Roxa? Azulada? Cá entre nós, jaboticaba tem cor de jabuticaba...
Mas o que tingiria a sua casca? A descoberta de enormes porções de antocianinas foi a resposta. Desculpem o palavrão, mas é como são chamadas aquelas substâncias que, sim, são pigmentos presentes nas uvas escuras e, conseqüentemente, no vinho tinto, apontados como grandes benfeitores das artérias. Jamais se tinha suspeitado de que havia tanta antocianina ali, na jaboticaba.
Os números representam a quantidade de miligramas das benditas antocianinas por grama da fruta:
* Jaboticaba: 314
* Amora: 290
* Uva: 227
As antocianinas dão o tom... Se um fruto tem cor arroxeada é porque elas estão ali.
No reino vegetal, esse tingimento serve para atrair aos pássaros. E isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie.
Para a Medicina, o interesse nas antocianinas é outro. Elas têm uma potente ação antioxidante. Ou seja, uma vez em circulação, ajudam a varrer as moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para se compreender porque a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento.
Nos anos de 2006 e 2007 surgiram estudos apontando uma nova ligação: as tais substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos!
Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la. Tudo bem, engolir a capa preta ( roxo-escuro ) também é difícil para algumas pessoas... A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geléias; a boa notícia é que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.
A brasileirinha e deliciosa fruta cresce ao longo do caule de sua produtora, a Jaboticabeira, árvore belíssima, aliás, e que se plantada adequadamente, não causa problemas ligados ao espalhamento de raízes grossas pelo terreno.
Plante uma Jaboticabeira no seu quintal! O bulbo (pequeno nó pouco acima do início das raízes) deve estar três dedos abaixo do nível do solo --- não mais nem menos do que isto! Assim, ela crescerá firme e saudável e não colocará raízes de apoio, a exemplo de algumas árvores bem conhecidas no Brasil como a seringueira e algumas outras mais...
A Jaboticabeira, além de bela, dá uma sombra agradável; derruba poucas folhas quando saudáveis, já que elas são das do tipo ''long range leaves” e, apesar de proporcionar
muita sombra, drena o terreno, de forma a beneficiar as casas que estiverem ao seu redor (não haverá umidade nas paredes dessas casas).
Na Jaboticaba, por conter muita frutose (açúcar especial), a fermentação acontece no mesmo dia da colheita. A dica é guardá-la em saco plástico e na geladeira. Isto altera seu ciclo e retarda a fermentação natural. Porém, para quem tem uma Jaboticabeira, que privilégio! Como já diziam os nossos avós: “Jaboticaba se chupa no pé!”.
Na polpa encontramos ferro, fósforo, vitamina C em abundância e boas doses de niacina, uma vitamina que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas.
E não só nessa polpa, mas também na casca escura, você tem excelentes teores de pectina.
Essa fibra, a pectina, tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol, entre outras coisas, e faz uma excelente dobradinha com as antocianinas no fruto da Jaboticabeira.
A jabuticaba deveria ser mais valorizada, consumida e explorada. É uma árvore bela e muito útil até em termos de benefício para o terreno onde se encontre (onde há uma Jaboticabeira, via de regra, não há erosões), acomodação de terreno que causam rachaduras e, também, a árvore não causa danos estruturais. Ela forma 4 a 5 raízes
profundas que firmam seu belo corpo no chão e drenam muito bem o terreno. À volta, ela porá raízes menores, leves, que se enteiam por todo seu redor fazendo com que o terreno fique firme, não sofra erosões por ação da água (chuvas fortes) e afins...
Tire proveito da Jaboticaba! Atributos para essa fruta tipicamente brasileira é o que não faltam... Vitaminas, fibras e sais minerais aparecem nela ao montes! Inclusivamente, para pessoas atingindo a chamada 3ª. Idade ela traz benefícios incontáveis, além de energizar a musculatura de maneira geral; há uma sensação de ânimo-extra.
Com o consumo da Jaboticaba, todos, mas sobretudo os mais Idosos terão mais disposição para os afazeres do dia-a-dia. Não se trata de uma fruta afrodisíaca, porém extremamente energética.
PLANTE UMA JABOTICABEIRA NO SEU QUINTAL!
2 comentários:
PLANTE UMA JABOTICABEIRA NO SEU QUINTAL!
PARA TREPAR E CHUPAR MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
Ola Cláudio Francisco,
nous habitons l'Alentejo,
nous cultivons de nombreuses tropicales
les membres de notre association (CRFG.org) disent que le Jaboticaba devrait fructifier ici sans problème
savez-vous si quelqu'un en importe au Portugal ou en Europe ?
sinon où aller acheter des jeunes arbres au Brésil ?
merci beaucoup
vous pouvez me répondre en portugais
Enviar um comentário