domingo, janeiro 25, 2009

Marinheiros em terra

Nos meus tempos de adolescente costumava ouvir um comentário com modos de chacota, quando nos referíamos ao Ministério da Marinha da Suiça. Até hoje não sei se existiu alguma vez ou se existe esse tal ministério, pois lá só existem rios e lagos e não há acesso ao mar... Claro que isso não impede a existência de um Órgão que superintenda a navegação e manutenção desses "acidentes geográficos". Isso será uma pesquisa que prometerei fazer a qualquer momento para tirar as minhas próprias dúvidas a respeito e ficar com mais informação.
Inclinando-me para a parte da piada própriamente, lembrei-me dela quando hoje leio nos jornais portugueses esta notícia: Marinha tem 52 almirantes para 40 navios. A Marinha conta com mais almirantes no activo e na reserva em efectividade de serviço do que o número de navios em actividade operacional. Ao todo, no final de 2008, existiam 52 almirantes em situação efectiva de serviço, um número superior aos 40 navios operacionais referidos no relatório e contas do Ministério da Defesa de 2007.
Claro que não sou técnico em assuntos militares de defesa, específicamente os de marinha; no exército, do qual fiz parte, até poderia arriscar um ou outro palpite. Porém, acredito que a maioria dos meus patrícios comunga do meu pensamento e conclui que se trata de um verdadeiro absurdo --- uma autêntica piada de português...
Essas barbaridades e descaso com as verbas governamentais ainda me deixam mais atónito e revoltado, quando em confronto com um longo rol de injustiças em relação aos direitos não reconhecidos daqueles que, como eu, fôram obrigados a cumprir quase 4 anos de serviço militar obrigatório, dois dos quais no ultramar.

Sem comentários: