quarta-feira, setembro 16, 2009

Liberdade de expressão

Quando criei este blog, fi-lo de modo a que o mesmo fosse totalmente democrático. E continúa sendo democrático. Não obstante, muitas vezes somos obrigados a dançar conforme a música, mesmo que esta não se encaixe nas nossas preferências ou que a sua melodia e batida não se prestem à dança...


O Senado Federal do Brasil acabou de analisar um Projecto de Lei, oriundo da Câmera dos Deputados, que encerrava uma verdadeira e implacável censura à internet, visando as eleições do próximo ano e, quiçá, das seguintes. Colocou uma série de emendas, eliminou alguns artigos e para as vestes censoras, optou -se por tecido mais transparente. Claro que tudo voltará à Câmara para últimos alinhavos e posterior envio ao Presidente da República.


Independentemente do que possa vir a acontecer, algo é certo e líquido e que diz respeito aos blogues e portais sociais: o direito de resposta e até mesmo a possibilidade de ação judicial por parte de que se sinta atingido. Assim, pessoalmente terei que medir as minhas palavras e, a liberação de comentários anónimos deixará de existir aqui na minha página, alteração que já configurei.


Reconheço que em quase nada essa medida que ora estou tomando vá alterar a normalidade pois que, apesar de ser do gosto de todo o blogueiro receber comentários nas suas postagens, aqui isso pouco acontece; dois ou três amigos comentam e reconheço que mais pela amizade pessoal.

Sem comentários: