sábado, junho 25, 2011

Árvore das Patacas

Tenho uma certa fissura por produtos naturais, principalmente no que concerne a alimentação e saúde. Gosto muito de escrever aqui a respeito, tentando compartilhar com o Mundo alguns conhecimentos e informações. Algo que aqui publico muito são matérias sobre frutas tropicais e já reparei que é a principal porta de entrada para leitores do meu blogue.
Qualquer pancada no corpo, que ocorra aqui em casa, de imediato é tratada com massagens à base de arnica; até mesmo aquelas dores lombares causadas por friagem, ou as inflamações do nervo ciático, me levam a usar essa mistura da planta com o caroço de abacate, curtida em álool de 96°. Faço essa mistura há alguns anos e sempre tenho dois ou três garrafões cheios. E posso garantir que esse remédio é muito eficiente.
Há alguns meses atrás, um amigo me indicou uma árvore cujos frutos eram ainda muito mais eficazes que a arnica --- "Saco de Sansão". Esse é o nome popular, aqui na região onde resido, dado a esses frutos e exactamente por serem semelhantes a testículos; e porque enormes, logo associados ao fortão parceiro de Dalila...
Foi só descer a rua desse meu amigo e, no final da mesma, lá estavam as árvores desses frutos. Colhi alguns e os trouxe para casa. Cortei-os em pedaços pequenos e fui colocando-os num garrafão de vidro, completando o volume de 5 litros com álcool. Assim está curtindo desde então, até daqui a mais 6 meses. Nessa altura passarei só o líquido para outro recipiente, pronto a ser testado. Se aprovado, passará a constar da minha farmácia particular...
Existe um detalhe curioso na história deste "Saco de Sanção", exactamente o facto de eu não aceitar simplesmente essa denominação um tanto ou quanto despudorada e acreditar que outras houvesse. Até mais porque procurei por todos os meios e nada achei a respeito.
Num destes dias, em conversa com uma amiga, veio à tona uma conhecida história relacionada com El Rei D. João VI e seu filho D. Pedro I, futuro Imperador do Brasil independente. E foi aqui que eu comecei a relacionar uma coisa com a outra. Ela indicou-me dois nomes para que eu pudesse procurar na internet: Dillenia Indica e Árvore das Patacas. Achei "Planta Sonya", "Flor de Abril", "Bolsa de Pastor, "Árvore do Dinheiro" e "Maçã de Elefante". Certamente deverão existir outros nomes por aí...
Ainda a respeito do que assinalei atrás, a árvore teria sido trazida para o Brasil por ordem do Rei e, o hábito antigo dos comerciantes de esconderem as moedas sob as escamas do fruto, para não ficarem espostas no balcão, valeu-lhe o nome de "Árvore do Dinheiro" e, como esse era a pataca, passou para "Árvore das Patacas", principalmente em Portugal, pois lá começou a frutificar na mente do povo a ideia de que havia uma árvore no Brasil que dava dinheiro...
Esta árvore tem uma copa piramidal e é originária da Ásia Tropical. As primeiras espécies foram trazidas da então Índia Portuguesa onde é popularmente conhecida como "maçã-de-elefante" e chega a alcançar até 8 m de altura. No Brasil, raras vezes excede os 5 m de altura e as que eu passei a conhecer pessoalmente têm aproximadamente 3 metros.
A floração e frutificação se misturam em descompasso e isso acaba por mostrar um conjunto de cores interessantes que vão dos vários tons de verde das folhas, com o verde, marrom e amarelo dos frutos e nos resplandecentes branco e laranja das flores
Os frutos não são comestíveis aqui no Brasil, mas existem lugares onde se aproveita a parte gelatinosa interna para a confecção de doces. No que me diz respeito, o seu uso é simplesmente terapeutico e poderei dar-vos as minhas impressões sobre a eficiência quando levar a próxima porrada, se coincidir com o término da curtição da mistura...



Sem comentários: