segunda-feira, junho 27, 2011

Multidões

Um turista francês, jovem, teve a infelicidade de cair do bonde de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, e enquanto agonizava no solo, roubaram-lhe a máquina fotográfica e a carteira. Charles (seu nome) morreu após ter caído de auma altura de 18 metros por um vão entre as grades. Perdeu o equilíbrio quando tentava tirar uma fotografia em pé.
Ainda antes de ser convocada ou indiciada, a mulher e chefe de gabinete do Prefeito de Campinas e o próprio, foram beneficiados com um habeas corpus preventivo enquanto vários secretários e outros com negócios com a Prefeitura era presos ou procurados.
Os dois casos relatados acima e que nada têm a ver um com o outro traduzem, porém, uma triste realidade deste Brasil que se quer mostrar ao Mundo com uma outra cara na realização de dois dos mais importantes eventos --- a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. Sempre tive as minhas dúvidas quanto à concretização do primeiro e já começo a tê-las, também, a respeito do segundo.
Como essa bagunça da administração pública se dá na cidade onde eu resido e onde exerço a minha cidadania com os deveres e direitos políticos, cheguei a sugerir em determinada altura da efervescência do caso, em comentário à matéria de um dos jornais da cidade, que houvesse uma grande mobilização popular de modo a que todos pudessem expressar o seu desagrado e revolta barrando,assim, as maquiavélicas e tortuosas veredas da Justiça  trilhadas por advogados expertos (e caros) contratados pelo Poder.
Não! Nada disso acontece e esta sociedade em que vivemos, além de manifesto desinteresse em levar as coisas adiante, não obstante a revolta embutida, não tem capacidade de mobilização popular. Ou será que tem e eu não entendo e estou escrevendo coisas sem nexo!?

Vejo que essa sociedade, quando integrada em facções que expressam alto índice de ignorância qual sejam os evangélicos na sua "Marcha para Jesus" e os homossexuais, lésbicas e afins na sua "Parada Gay", conseguem mobilizar milhões de pessoas. Notem que frisei o termo "pessoas" por considerar que todos, nós, eles e vós, somos seres humanos, exactamente para desestimular incriminações contra mim e clarear a minha postura de não preconceituoso. Eu só critico as acções e luto pelo meu direito de livre expressão!
No resumo da ópera e porque eu estou e quero sempre ficar muito longe dessas multidões manifestantes aqui mostradas, porque com as mesmas nada tenho a ver, irei vincular-me mais a outras de tipo totalmente antagónico e que me dão muito prazer e alegria. Como a do bloco "Bacalhau na Vara", sempre grande sucesso nos sucessivos carnavais. E reparem que bacalhau e vara tem tudo a ver...









2 comentários:

Como Ganhar Dinheiro disse...

Muito bom o blog. Super interessante. Parabéns! Valeu mesmo...

milena disse...

super interessante sim as vezes!!! ignorante as vezes... mas vou perdoar uma vez que conheço sua terrinha... que de bom somente o vinho!!! mais nada se passa por lá...nada... shoppings... metro... aeroportos... nada mais nada!!!! a civilização está longe de chegar por aquelas bandas...