quinta-feira, julho 26, 2012

Corpo são em mente sã

Hoje alguns dos meus amigos comentaram no Facebook uma foto minha, tirada durante um sarau de ginástica olímpica na década de 60 em Portugal. Eu fazia parte das equipas de atletismo e da ginástica e a minha grande performance era a "mesa alemã".
As coincidências são tão evidentes que eu resolvi escrever a respeito. Aliás, é o que sempre acontece com os cronistas (não me quero considerar tanto, mas vou arranhando...) que vão captando um lamiré aqui e ali, gravam um acontecimento do dia, memorizam uma notícia ou matéria de jornal e, quando na tranquilidade do seu pedacinho, do seu recanto, escrevem a sua crónica. Antigamente era com a velha e tradicional caneta fazendo-lhe deslizar o aparo por linhas direitas ou tortas e actualmente digitando no teclado do computador. Ainda acho que digitar é como escrever com camisinha, se bem que jamais usei uma nas minhas trepadas, mas vez ou outra eu uso a minha velha Parker para a sensibilidade ser total e muito mais agradável.
Como dizia, as coincidências são que estamos na abertura das Olimpíadas de Londres, houve os comentários sobre a foto e o facto de ontem eu ter iniciado e continuado hoje um programa de exercícios físicos para combater a minha obesidade, isso aliado a uma dieta saudável especial. Os 110 kgs deverão reduzir-se a, no máximo, 80.
Estou animadíssimo! Depois de alguns revezes no campo familiar, depois que sofri profundo golpe, a minha moral caíu no fundo do poço. Resolvi, então, que voltaria a ser o cara de antanho. Sessenta e sete anos no cabedal, só denunciados pelos cabelos brancos. Força física notória, ainda. Espírito jovem e uma grande vontade de viver; viver muito.
Coloquei de lado, já há 3 meses e com bons resultados, aquele comprimidinho que tomava todos os dias e que se destinava a controlar a pressão arterial e a evitar alguns precalços. Concluí que, após mais de 3 anos de uso, me causava impotência e eu quero trepar; trepar muito...
A 200 metros da minha casa tem um Condomínio Habitacional com uma óptima calçada (passeio) e sem o menor defeito. Tem um total de 425 metros. Já contando ida e volta até lá (400 m) mais as 5 voltas iniciais, prefaz-se um total de 2.545 metros. Foi o que caminhei ontem e repeti hoje. Irei assim até Domingo. A partir de Segunda-feira o total da caminhada será de 10 voltas o que passará a ter uma equivalência total de 4.670 metros. Progressivamente tentarei adoptar uma caminhada de 10 kilómetros diários junto com um programa de ginástica aeróbica e de musculação.
Olhem as fotos. O cabelo comprido é promessa... Cobrem de mim os resultados daqui a 6 meses!

Sem comentários: