sexta-feira, outubro 05, 2012

A minha Bandeira

Hoje, 5 de Outubro, é comemorada uma data importante em Portugal. Se bem que para mim, muito mais importante foi o dia de ontem, aniversário de um dos meus filhos...

Voltando ao dia de hoje, comemora-se o 102º aniversário da Implantação da República. E o evento mais importante dessa comemoração costuma ser o hastear da bandeira portuguesa na sacada central do edifício da Câmara Municipal de Lisboa, normalmente pelo Presidente da República de plantão. Desta vez recaíu essa formalidade em Aníbal Cavaco Silva. Reparem bem que eu escrevi "Aníbal" e não "Animal" com o devido respeito a todos os animais que comemoraram ontem, também, o seu dia  --- Dia dos Animais e de São Francisco.

Eu, por força da geografia, ando um tanto ou quanto afastado da terrinha. Por isso, muitas das figuras públicas, que não são minhas contemporâneas, são para mim totalmente desconhecidas. Além do Presidente da Câmara e do próprio Presidente da República, não saberia identificar quem é quem na foto do evento. Só poderei dizer que são todos uns otários e verdadeiras bestas. Talvez, até, sejam muito piores que isso. Possìvelmente muitos outros adjectivos negativos lhes caiam bem, mas atenho-me aos dois citados.

Acreditem que não estou faltando ao respeito para com o Presidente da República do meu país, aliás em quem eu jamais votei sempre que a algum cargo foi postulante. Um indivíduo, qualquer que seja, que tenha tido ao londo da sua vida um contacto muito próximo, física ou mentalmente, com a Bandeira Nacional, numa cerimónia de hasteamento jamais poderia praticar o acto com o Pavilhão de cabeça para baixo.

Esse senhor, como eu, esteve nas campanhas militares das Colónias e, a não ser que de um cafageste se trate, o amor à nossa Bandeira deverá ser eterno. Fizémos um juramento nesse sentido!
Não tenho medo de nada e, por isso, mantenho tudo o que aqui escrevo. Nós estamos mal servidos de Governo e de Presidente da República. Crime de cidadania maior que esse aqui documentado, não existe. É a mesma coisa que pegar a bandeira e a pisotear.

Ainda na internet recolhi uma outra imagem desta cena  que, a princípio podendo ser interpretada como uma gozação é, na verdade, a correcta. Transmite-nos a ideia real que sob a grandeza de uma Bandeira carregada de história e a quem muitos ofereceram as suas vidas em grandes sacrifícios e abnegação, aqueles que a não merecem terão mesmo que ficar num plano evidentemente inferior e desconexo.

É imperiosa uma mudança urgente no que tange aos mandatários desta Nação. São 38 anos de incapacidade administrativa e instalação de esquemas de corrupção jamais vistos. Com alternância de duas correntes partidárias que alteram os meios mantendo os fins. Agora estamos chegando ao ponto do estouro da boiada e, para que não hajam surpresas desagradáveis, é importante que o Povo comece a preparar as baias para a necessária segregação...

Sem comentários: