quinta-feira, novembro 15, 2012

Um Dia em Campinas

Hoje, quarta-feira e véspera de feriado aqui no Brasil, trabalhei pra caraco. Mas, são tarefas que faço com prazer e alegria e, assim, tudo vai bem. Conto estas coisas porque, além de ter um assunto diferente para dividir convosco, faço o que também me dá muito prazer que é escrever. Sobretudo, porque a minha vida é um livro aberto, não vos oculto nada de nadinha...
Das 5 da madrugada e até às 14, trabalhei na feira na minha banca de roupa. Foi dureza hoje, como tem sido todo este mês, porque muita gente já antecipa as compras de Natal.
Ao chegar em casa, olhei para a aceroleira e notei que, apesar de todos os dias colher as belas acerolas, ela continúa carregada. Enchi três vazilhas, lavei as frutinhas, bati-as no liquidificador e guardei o concentrado de suco no freezer.
A terceira tarefa foi nada mais que preparar um tempêro muito usado no meu Alentejo e o qual eu não consigo encontrar aqui no Brasil; e olhem que eu já procurei por tudo o que é lugar desde há anos. Trata-se da massa de pimentão vermelho com a qual temperamos, principalmente, a carne de porco. E, como ùltimamente eu me tenho dedicado muito à cozinha para elaborar alguns pratos regionais da minha terra, tinha que ter este tempêro à mão. Desta vez recorri ao meu amigo e conterrâneo Renato Valadeiro e ele colheu a informação com a vizinha... Fiz tudo do modo indicado e tenho a certeza que dará certo. Certificar-me-ei daqui a três semanas...
Como já estava preparando a minha quarta tarefa, que consistia em assar pimentões verdes para comer naquela tradicional salada com bastante azeite, vinagre e alho, guardei alguns vermelhos para dar um colorido... E olhem que quase um saco de carvão não chegou para assar todos. É trabalhoso, pois que, depois de assados, terão que ser pelados e cortados às tiras. Guardei uma porção para o almoço de amanhã que será uma sardinhada assada. Sardinhas portuguesas importadas que comprarei congeladas, mas muito boas.
Terminada esta tarefa, olhei para a mangueira e vi que ela está muito carregada também. Só tem uma manga madura, mas dentro de dois dias terá muitas. É a mais saborosa das mangas --- variedade coquinho. A madura eu esperarei que ela caia esta noite e saborea-la-ei amanhã pela manhã.         Olhei agora para o relógio e certifiquei-me que já passa da meia-noite!!! Pô! Costumo deitar-me muito mais cêdo porque me levando muito cêdo também. Quase não deu para a minha investida diária na internet, mas ainda sobraram uns momentos para me comunicar com alguns amigos pelo Facebook. Este foi o relato de um dia da minha vida. Agora sim, vou dormir e a todos dou o meu abraço.
 

Sem comentários: