sexta-feira, maio 16, 2008

ONTEM E HOJE

Lá em Montemor-o-Velho aquele aluno de 12 anos ameaçou quebrar os óculos do professor e, antes que este se apercebesse da autenticidade e eminência da ameaça, não deu outra...
Não sei se se verificará algum tipo de punição para o jóvem rebelde, pois que tudo mudou tanto em relação ao meu tempo que, além do próprio termo "rebelde" ter outra conotação, certamente haverá reuniões de Conselhos disto e daquilo, de representatividades tantas quantas as que couberem.
Imaginem eu com os meus 14 anos. Tinha passado do terceiro para o quarto ano (antigo 2º do Curso Geral de Comércio). O meu grande sonho era seguir a "Escola Naval" como curso superior. Rebeldia por parte dos jóvens existia aquela sem tempêro própria da adolescência em todos os tempos, mas sempre com um temor oculto e respeito explícito perante os mais velhos, principalmente os pais e professores.
"Contabilidade" era uma das disciplinas do currículo do curso e eu era tão bom nesta como nas demais --- sempre raspando a linha dágua. Nunca me dediquei a estudar muito, menos ainda adormecer sobre os livros no entrar da madrugada. Gravava na memória o essencial e ía arquitetando uma base mínima de conhecimentos. O típico aluno normal.
Naquele dia do qual jamais me esquecerei, tinha prova da disciplina referida. Eu era muito bom na letra francêsa e na inglesa (bastardos, bastardinhos, cursivos e cursivinhos) com as quais se escrevia os nomes das contas e a descrição das mesmas. Porém, no conteúdo eu estava um pouco fraco e deduzi que não conseguiria fazer o mínimo para alcançar nota positiva; ficaria abaixo da linha dágua dessa vez... Foi então que a minha rebeldia aflorou e, após meia dúzia de rabiscos e bobagens, escrevi: "continúa no próximo folhetim"... E isto porque naquela época estavam muito em moda as rádio-novelas e esse era o termo usado no fim do folhetim de cada dia...
A professora, da qual não me lembro o nome e nunca esforço fiz para o memorizar, logo me denunciou à directoria da escola. Foi reunido o Conselho de Professores que me castigou com oito dias de suspensão, que já emendaram com as férias de Natal...
Na volta das férias, período novo e vida nova! Seria mesmo assim?!
Dois meses passados e chegou o dia de uma prova de "Inglês". Confesso que sempre gostei mais de "Francês"... Todos na sala de aula preparados para a prova e eis que a professora (outra), chegou bem pertinho de mim e disse textualmente: "tu, que não sabes merda nenhuma, escreve qualquer coisa e faz também uns bonequinhos na folha!" . Como na verdade eu tinha dificuldades nessa matéria, fiz exactamente tudo do modo que ela sugeriu. Resultado: um mês de suspensão. Vencendo a minha timidez e angariando forças ainda me desloquei até à casa da professora para lhe pedir desculpas e, de algum modo, suavizar a penalidade. Resultado: negativo! e ainda a humilhação quando da próxima aula, pois para todos os meus colegas ela disse que eu me ajoelhara a seus pés, etc., etc, etc..
Não passei de ano exactamente por causa dessas duas suspensões. No ano seguinte o meu pai ordenou que eu estudasse no curso nocturno e trabalhasse durante o dia. E o meu sonho de um dia ser Oficial da Marinha acabou ali. A D. Ivone Andrade, professora de inglês, suicidou-se há alguns anos atrás.

Sem comentários: