sexta-feira, agosto 22, 2008

Évora e Évora

Há uns anos atrás, quando efervescia a violência em Timor, ainda sob o domínio indonésio, havia grande movimentação por esse Mundo fóra, inclusivamente no Brasil. Tendo-me ligado a alguns núcleos com o intuito de haver um grito mais forte, certo dia recebi um telefonema de uma rádio estatal ligada à cultura. Queriam algumas informações sobre a minha vivência naquele território e opiniões sobre a situação.
A certa altura do diálogo, o director da rádio perguntou-me sobre a minha origem, tendo-lhe respondido ser de Évora (na verdade sou de Estremoz, mas sempre me refiro a Évora como minha cidade por lá ter passado toda a minha adolescência) e aí ele fez a maior confusão porque, na verdade, com esse nome só conhecia Cesária Évora, a grande cantora cabo-verdiana. Suou-me muito estranho isso, em se tratando de uma rádio cultural...
Agora temos Nelson Évora o atleta que acaba de conquistar para Portugal uma medalha de ouro no atletismo olímpico. É português, mas nasceu em Cabo Verde e, possívelmente pertence à família da grande diva Cesária (?).
Assim, Évora vai tendo o seu nome cada vez mais difundido pelo Mundo. Porém, é interessante que todos se lembrem ou venham a conhecer a cidade que tem o seu nome ligado a todos os eventos da história de Portugal e não só.

Sem comentários: