sexta-feira, novembro 13, 2009

Jornalista

Por lei criada num dos governos da ditadura, só poderia exercer a profissão de jornalista quem tivesse completado o curso de jornalismo. Há pouco tempo atrás, essa lei foi revogada. Alegria para uns e esperneio para outros. E há movimentação para voltar ao que era, com algumas alterações…
Na minha interpretação e verificando todos os dias o quanto de cavalgaduras com formação em jornalismo se nos apresentam nos meios de comunicação, concluo que  muitos podem exercer a profissão, desde que sejam cultos, independentemente da fonte onde beberam dessa cultura.
Uma das profissões que eu gostaria de ter abraçado é, sem dúvida, essa. Tenho um curso superior de Administração de Empresas, se bem que o mesmo quase nada veio acrescentar aos meus conhecimentos auto-didáticos e de experiência no campo de trabalho.
Gosto e sempre gostei de escrever. Assim, mais um empurrão para alcançar o objectivo, se bem que a minha grande paixão sempre tenha sido o rádio e para o qual a minha voz se presta. Como sou tímido e me dão grandes brancos ao falar em público, teria que ser mesmo na escrita…
Infelizmente, jamais poderia ser um jornalista e tenho consciência disso. Porquê?
Um jornalista, a qualquer momento, poderá ter que fazer uma reportagem ou uma entrevista. Aí, coloca-se obrigatòriamente numa situação de engolidor de sapos, dependendo de certas respostas ou agressões por parte de certos figurões ou figuronas. Se não engolir, o seu emprego estará por um fio…
Definitivamente, jamais terei um emprego de jornalista. O meu limite de jogo de cintura e poder de encaixe circunda-se num raio muito curto. Curto demais para abrigar as normas que me seriam apresentadas ou que constem dos manuais de redação.
Jamais eu ficaria impávido e sereno perante o dedo em riste e o brotar de impropérios por parte de certos monstrengos arrogantes que, despidos das capas e máscaras na sua momentânea protagonização, nada mais serão que merda. Merda somos e merda seremos…

1 comentário:

dor@ disse...

Eita alentejano arretado...do pavio curtinho...
Mas é assim mesmo que tem que ser!!!
Nada de engolir sapos.
Só uma pererequinha, de vez em quando...né?