domingo, novembro 29, 2009

A verdade

Hoje, ao ler o jornal “Folha de S. Paulo” do qual sou assinante, verifiquei que na coluna do leitor muitos colocaram comentários relativos a um artigo ontem publicado e sobre o mesmo também houve opiniões exaltadas de alguns entrevistados. Como é que esse artigo tão polémico me passou despercebido?
Por sorte que ainda não tinha jogado o jornal de ontem no lixo reciclável e, logo que cheguei em casa, fui procurar. E lá estava a matéria no caderno A. Acontece que esse caderno abordava o recém lançado filme “Lula, O Filho do Brasil” e numa das páginas tinha o polémico artigo do jornalista César Benjamin intitulado “Os filhos do Brasil” ilustrado com foto de quadro do filme. Pensei que se tratava tudo de sopa da mesma gamela e, porque nada do filme me interessa, não li. Erro crasso!
O articulista debruçou-se sobre o tempo que permaneceu na prisão como preso político, nos tempos da ditadura, e faz sobre isso um relato conciso. Numa intercalação, aborda diálogo que presenciou entre Lula e correligionários em 1994 durante preparação de programa para a campanha eleitoral. E o que Lula confessou ali é extremamente grave e deplorável. Sugiro a leitura do artigo, pois não vou transcrever aqui nada a respeito.
O que me tráz ao assunto é a condenação sumária do articulista por parte de certas autoridades, mesmo que de algumas delas sempre se espere a contestação e os contra ataques sujos; são aqueles vira-casaca de passado duvidoso e acobertadores de interesses excusos.
Porém, sempre acredito que um jornal da envergadura da Folha, jamais seria leviano ao ponto de publicar uma matéria deste naipe irresponsàvelmente e sem bases sólidas, o que desmoronaria a sua credibilidade.
Se ataques constantes à imprensa são notórios no dia a dia, numa ameaça séria à liberdade de expressão, a coisa vai ferver e eu fico preocupado.

Sem comentários: