domingo, novembro 08, 2009

Saia justa

Em 1960, tinha eu 15 anos, fazia parte da equipe de ginástica olímpica do Lusitano Ginásio Clube, em Évora, Portugal. Era uma actividade amadora recém incorporada, a par do futebol profissional.
Aqueles já eram tempos difíceis para o clube que muitas vezes esteve a par dos grandes do futebol português. Assim, a ginástica só se conseguia manter graças à generosidade e amor do então presidente e, especialmente, com a arrecadação do dinheiro a quando da realização de bailes no salão da séde.
Organizávamos esses bailes e a cada um dos atletas era distribuída uma função. Um dia coube-me a portaria.
Uma orientação que recebi da directoria era exactamente barrar a entrada de algumas moças conhecidas e que habitualmente frequentavam esse tipo de evento noutros locais da cidade. Elas eram, na definição da época, muito indecentes e atentórias ao pudor
Eu, porém, já naquele tempo discordava desses parâmetros de análise e discriminação e fiquei meio apreensivo e com a pulga atrás da orelha. Teria eu que citar os motivos para barrar a entrada?! Uma verdadeira saia justa… É claro que jamais barrei a entrada de alguém e nunca nada de anormal aconteceu.
São passados 50 anos e defronto-me com situação análoga em relação à moça que foi violentada moralmente numa Universidade de São Paulo e que a respeito já aqui me referi neste espaço. Impressiona-me mais ainda por se tratar do Brasil, uma vez que aqui o futuro e uma liberdade maior chegaram muito mais cêdo.
Eis a notícia mais recente e mais não comento:
A Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban) decidiu expulsar a estudante de Turismo Geisy Arruda, de 20 anos, que foi perseguida, encurralada e xingada por um grande grupo de alunos nos corredores da instituição, no câmpus de São Bernardo, porque usava um vestido curto. Ela saiu do local escoltada pela polícia. O tumulto ocorreu no dia 22 de outubro e ganhou repercussão, gerando debates sobre intolerância na sociedade, após vídeos terem sido colocados do Youtube.

1 comentário:

dor@ disse...

Vistes só que coisa mais absurda???Eu li sobre isto, e achei inconcebível.Que bosta de universidade, hein?
Mostra que não sabe lidar com a situação, e expulsa, sumàriamente.
Mas li tbm que o MEC vai cobrar uma explicação.Isto não pode acontecer!