sexta-feira, maio 28, 2010

Na crista da onda

Pessoas que não escovam os dentes ao menos duas vezes por dia aumentam em 70% as chances de ter doenças cardíacas, de acordo com um estudo da University College London, publicado na última edição da revista especializada British Medical Journal.
BBC Brasil – Internet

Ouvi essa notícia hoje pela manhã numa rádio brasileira que me acompanha no meu sono e no despertar. Fiquei de orelha em pé porque ando fazendo um tratamento profundo nos dentes que me restam, porque tenho frequentes inflamações nas gengivas e porque costumo relaxar a escovação. Cheguei a publicar no Twitter que considero um verdadeiro milagre eu ainda estar vivo ao confrontar o que dizem os cientistas com o meu comportamento…
Cientistas confirmaram pesquisas anteriores que associavam doenças na gengiva a problemas cardíacos. Já se sabia que inflamações na boca e nas gengivas têm um papel importante no entupimento de artérias, um dos fatores que levam a doenças cardíacas. Porém, confirmou-se que a frequência da escovação influi nos riscos, em menor número para os que escovam duas vezes por dia.
Honestamente, não me considero uma pessoa velha nos meus 65 anos de idade e nem tampouco contemporâneo de uma certa idade da pedra. Mas que um cem número de coisas eu só vivenciei muito tarde, é uma verdade.
No meu Alentejo tudo era limitado na década de 40 e 50, tempos da minha infância e juventude. Banho tomava-se uma vez por semana, quase sempre aos Domingos, numa cêpa ou alguidar grande de zinco e o interessante de tudo isso é que não se sentia cheiro de sovaco em nós ou nos outros. Até o racionamento pós guerra para produtos essenciais imperava…
Ter e usar uma escova de dentes, era um luxo. Por isso, eu não os escovava. Até aos meus 18 anos jamais tivera uma dor ou qalquer outro problema nos dentes. Estranho tudo isto, não é!?
Também é verdade que aos 18 anos me apareceram os primeiros problemas nas gengivas --- o que se denomina de gengivite. E o tratamento era bem mais violento que o de hoje: com uma agulha incandescente queimava-se a base das gengivas, sem anestesia, e em duas semanas cairia. As gengivas regeneravam-se.
Nos dias actuais se se deixar de escovar os dentes com todos aqueles artifícios de escova, tufo e fio dental, por uma semana, de imediato estará estabelecida uma placa bacteriana, uma cárie, perda óssea, etc., etc.. Tudo isso, engrossado agora com essas últimas notícias, leva-me a acender o pavio da lamparina para me deixar esperto e atento, tanto mais que há três meses faço visitas constantes à minha equipe de dentistas e ao cardiologista.

Sem comentários: