sexta-feira, março 14, 2014

Pedreiras de Estremoz

Cátia Gomes Marques apresentou, no inicio deste ano, em Hong Kong (China), um projeto de reconversão da pedreira de Santo António, em Estremoz, que transforma o espaço num hotel de luxo.
“Desenvolvi este projeto no intuito de valorizar o património e a cidade de Estremoz. O projeto foi inclusive registado na sociedade de autores pelo seu valor e singularidade. Além de muito reconhecido no meio académico, tem-lo sido também aqui em Hong Kong, ao contrário do que aconteceu localmente. Apresentei os documentos correspondentes ao trabalho desenvolvido, penso que, em 2012, à Câmara Municipal de Estremoz e a reação obtida não foi nenhuma”, refere a jovem arquiteta.
O trabalho desenvolvido pela alentejana promove a recuperação da pedreira de Santo António, reconhecendo o atual prejuízo territorial e paisagístico e, em simultâneo, a exclusividade e potencialidade das suas características.
“Alguns projetos, como o da Pedreira de Santo António, podem revelar-se a ‘imagem de marca’ de uma região. Verificam-se atualmente uma diversidade de atrativos turísticos, reconhecidos mundialmente, resultantes da reabilitação de pedreiras, como por exemplo as piscinas naturais de St Marry’s Quarry no Canadá, a Ópera de Dalhalla na Suécia ou o Estádio Municipal de Braga em Portugal”, considera.
Natural da freguesia de Cano (Sousel), Cátia Marques está em Hong Kong há cerca de um ano, onde acompanha a de obra de uma estação naquela cidade.
“Gosto muito do que faço e valorizo muito a oportunidade de trabalho que este país me oferece”, finaliza.
Principais ideias da reconversão ● Parque turístico ímpar; ● Reabilitação e reconversão dos poços extrativos; ● Poço de mergulho artificial e um hotel esculpido no mármore; ● Reconversão do poço Noroeste da pedreira numa piscina natural pública; ● Desenvolvimento de atividades e desportos, como o polo aquático e mergulho; ● Reconversão do poço Sudeste num hotel de mármore; ● O Mármore Hotel Spa terá uma área de aproximadamente 0,9 hectares; ● Desenvolve-se aproximadamente até 30 metros de distância da cota terrestre; ● Hotel disponibiliza experiências únicas de habitar os reconhecidos mármores de Estremoz na sua origem; ● O projeto pressupõe a criação de parcerias públicas e privadas.


 Publicação de

Sem comentários: