segunda-feira, outubro 27, 2008

Maravilhas portuguesas

"Maravilhas portuguesas espalhadas pelo mundo"
Este era o título de um pps que recebi hoje de um amigo na minha caixa de e-mail. De entre os muitos outros, selecionei-o para encaminhamento aos demais amigos virtuais e reais como normalmente faço. De modo algum iria perder essa oportunidade de expressar o orgulho que tenho dos meus antepassados. Cheguei até a tirar uma casquinha e colocar como apêndice uma pequena mensagem irónica e bem humorada: "Esses gajos, meus antepassados, como não tinham mais nada que fazer, andavam por aqui, por ali, por além, fazendo das suas..."
O pps em questão exaltava o feito dos portugueses focando imagens de muitas das suas construções que ainda hoje são vestígios da sua passagem, cultura e domínio nos cinco continentes. O mais curioso e marcante é que quase todas essas digitais são consideradas Património da Humanidade pela UNESCO...
Algumas horas mais tarde recebi um e-mail de um especial amigo e conterrâneo acusando o recebimento com o seguinte comentário:
-- "Mas não foram os nossos antepassados. Fomos nós.... Nós demos o seguimento normal à NOSSA HISTÓRIA (lutamos até pela nossa Pátria ) e temos a infelicidade de assistir à destruição, com tentativa de sonegação desta mesma História, feita por meia dúzia de mariconços e cobardes armados em intelectuais libertadores do Mundo...
Tal como a Holanda e a Inglaterra sempre tentaram ocupar as nossas possessões, também a URSS, a USA e mais tarde a China, quiseram a sua parte no bolo português... Ah! mas as mentalidades mudaram... Certo!?... E nós adaptamos-nos. Mas... Portugal foi o que foi e tenho orgulho de ser PORTUGUÊS...
Só espero que a História reponha sempre a verdade... Pois eu fiz a minha obrigação...
Com um grande abraço alentejano."
Para o meu especial amigo Manuel Ramos retribuo o grande abraço dizendo fazer minhas as suas palavras, pois comungo os mesmos sentimentos e exponho as mesmas cicatrizes com orgulho.

Sem comentários: