quinta-feira, outubro 02, 2008

Inexplicável

Existem momentos em que no meu cantinho converso com os meus botões (só eu e eles) e acabo por me questionar sobre se sou o único a ter tais pensamentos e ideias. Estarei eu "por fóra", deslocado da realidade, um romântico? Serei eu um "babáca" de ideias ultrapassadas, um "quixotesco", um ser de outro planeta? --- Não sei realmente; não entendo mais nada.
Estamos em plena campanha eleitoral para as eleições municipais que se realizarão no próximo dia 5. Tenho notado que uma grande fatia do eleitorado está totalmente desinteressada. Terão muitas razões para isso, certamente. Porém, como o voto é obrigatório, essa turma digitará um número qualquer na urna. Não deveria, portanto, existir esse desinteresse total...
Na propaganda eleitoral obrigatória e em fotos publicadas nos jornais, é frequente vermos candidatos com a ficha mais suja que pau de galinheiro. Mas eles estão aí em plena actividade, mais uma vez. E parece que ninguém se impressiona com isso, pois vemos a mamães esforçarem-se para que o candidato dê um beijo nos seus filhinhos e as abrace. É uma espécie de troféu que exibirão, depois, para todos da sua comunidade e, quanto em quem irão votar, nem adianta falar...
Muito e muito mais haveria para referir aqui e relacionado com esse assunto. Todavia, passarei para um outro que também está no âmbito das minhas perplexidades. O desmatamento florestal.
Abordar este outro tema é quase como pisar num campo minado. Temos que ter cuidado com o que dizemos... Mas, exactamente por eu me sentir alienado, do modo como iniciei esta crónica, é possível que ninguém ligue para o que eu escrevo e eu usarei do meu direito de liberdade de expressão.
Abordar o tema do desmatamento é coisa para muitas e muitas páginas de um grosso calhamaço. Pelo espaço e oportunidade, focarei sòmente essa última briga de palavras entre Órgãos oficiais. Assim, quando o Ministro do Meio Ambiente apresenta resultados de um estudo que incriminam o próprio Incra e a sua Reforma Agrária e um dia depois, perante o esperneio do instituto, dá o dito pelo não dito, é motivo para meditarmos sobre o que realmente acontece. Mas ninguém se interessa...
Eu sei e todo o mundo sabe que, perante uma enormidade territorial, na qual não é exercida qualquer actividade, o Incra interpreta-a como ideal para mais um assentamento postulado pelo MST. Na verdade, ali não tem qualquer actividade exploratória, mas é uma floresta cerrada... Então, deixará de ser floresta e será mais um crescente ao impressionante mapa da desflorestação. Nada se produzirá ali e, mais tarde ou mais cêdo, estarão os integrantes do Movimento retalhando o espaço e vendendo aos oportunistas.
Ah! acho que escrevi um monte de bobagens. Pararei por aqui.

Sem comentários: