terça-feira, novembro 18, 2008

Linhas Aéreas Puxa Saco

Há tempos atrás veio à tona a notícia da entrada, no mercado da aviação comercial brasileira, de uma nova companhia. Era a americana "Blue".
A companhia abriu um concurso para encontrar um nome de batismo através da internet. O primeiro participante que tenha dado o voto para o nome escolhido, teria como prémio viajar gratuitamente durante um determinado tempo e que eu não me lembro mais.
Eu fui um dos participantes que acreditei ter sorte e vir a ganhar esse prémio. Afinal, não me custava nada dar o meu voto com um simples click. Lògicamente que jamais iria escolher o nome "Azul" numa tradução ao original americano e acreditei que ninguém o fizesse; pairava a ideia de um nome original e, até, relacionado com algo bem brasileiro.
Foi grande a minha surpresa quando soube que o nome escolhido foi realmente o "Azul". Interpretei isso como uma grande sacanagem e, sinceramente, não gostei e fiquei revoltado, não porque eu não fôra o ganhador, mas pela trapaça. Achei que o primeiro vôo já foi ruim...
Hoje temos a notícia que essa companhia inovou na nomeação das classes com relação aos passageiros. Assim, teremos as classes Económica, Primeira e Jobim. Mas, Jobim?! --- seria uma homenagem ao grande compositor Tom Jobim, que merece todas as homenagens?
Cerifiquei-me que é uma homenagem ao atual ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao qual se submetem os três ramos das forças armadas; a Aeronáutica comanda toda a aviação no país, seja ela militar ou civil...
Perante tudo isto, acho que o nome correto para a nova companhia aérea é "Puxa Saco" e ainda há tempo para a alteração...

2 comentários:

dor@ disse...

Tu é porreta, mesmo!
Adoro quem se revolta,bota a boca no trombone e solta o verbo.
Meia duzia de porreta como tu, e nós sairíamos desta medíocridade em que estamos há 5 séculos...
Ah, e tenho uma sugestão para o nome dessa empresa:
"AEROPULLBAG".

Anónimo disse...

Prezado Jornalista:
Em primeiro lugar, parabéns por sua postura democrática do site. Todavia, embora concorde que não deveria a melhor classe do Voo ser chamada de Jobim, pois fica realmente muito desconfortável, não seria uma "resposta" as reclamações do ministro (não do "homenageado"), aos reduzidos espaços entre as poltronas~. Nesta ótica, seria até uma "resposta"e uma propaganda subliminar, não? Veja a bagunça que a Gol fez com o Smiles da VARIG, por favor / obrigado e votos de sucesso / Plinio