sexta-feira, abril 24, 2009

Itaici corporativista

Indaiatuba é logo ali. Uma cidade aprazível com alto índice de desenvolvimento, um parque industrial relevante, uma comunidade japonesa em destaque e grande número de bicicletas. Muitas vezes vou até lá.
O que mais torna essa cidade conhecida, nacionalmente e talvez internacionalmente, é um dos seus bairros --- Itaici. Ali tem um grande mosteiro, uma comunidade religiosa católica, onde anualmente se realiza a Conferência dos Bispos do Brasil, e o Retiro dos Jesuitas. Todos eles se reunem lá para discutir os problemas da igreja e meter a colher noutros assuntos da comunidade laica.
Saiem dali grandes pérolas e a última, proferida por Dom Orani Tempesta, porta-voz da CNBB a respeito do escândalo que envolve o ex-bispo e actual presidente do Paraguai, foi a seguinte: "Cada pessoa responde à fidelidade ou à infedilidade daquilo que promete. Acho que não cabe à igreja julgar ninguém, mas a cada um de nós, vendo as coisas, dizer se está sendo fiel àquilo com que se comprometeu". Profundo! muito profundo. Além de toda a hipocrisia englobada, é empestiante, também, a declaração de Dom Tempesta...

Sem comentários: