segunda-feira, abril 06, 2009

Caligrafia

Um dos meus netos, o que mais fica na minha casa e o que mais comigo convive, vai fazer nove anos no mês que vem. Até aí nada de mais, como nada de especial ele ser um óptimo aluno na escola em todas as matérias. Muitos outros da sua idade assim são também e não me refiro a ele pela óptica do avô coruja...
O que realmente sobressai nele que muito me despertou a atenção e, consequentemente, me levou a incentivá-lo sobremaneira, é a bela caligrafia. Isso é muito raro nos dias de hoje e a cada dia que passa será pior mercê de vários factores que para isso contribuiem, principalmente o desinteresse pela escrita e a imperatividade do computador.
Nós, os mais velhos, temos um certo orgulho quando escrevemos algo manualmente com aquela letra bonita e decifrável. Na escola primária do meu tempo tinhamos um tinteiro na carteira e tudo tinhamos que escrever com uma caneta de pau com um aparo de cursivo, pois era a maneira de ir desenhando as letras. Mais tarde, no ensino secundário, a disciplina de Caligrafia fazia parte do currículo e aprendíamos o cursivo inglês, o bastardinho francês e o gótico. Essa arte, como a natação e o ciclismo, jamais se esquece. A caligrafia da escola foi assimilada na escrita normal e corrida, com uma ou outra variante, mas sempre mantendo o estilo básico. Manifestei sempre o interesse de passar isso ao meu neto e fico feliz por ver nele um dos que contribuiem para que o interesse pela escrita racional continue e não se perca na onda dos modismos.

Sem comentários: