quarta-feira, julho 28, 2010

Oilho Vivo

Nestes assuntos de acionistas, capitalistas e outros istas mais, eu não costumo meter a minha colher. Não me dou bem e acho que não é a minha praia. Aliás, nem se trata de achar ou não achar e, sim, afirmar, que sou peixe fóra d’água nesse mar. A única vez que fui acionista de grande empresa, eles comiam-me os dividendos revertidos em taxas de custódia…
Independentemente do que insinuei e afirmei, não vou deixar de dar o meu palpite nessa mega operação da venda da participação na Vivo por parte da Portugal Telecom para a Telefonica. Os portugueses fôram vivos (desta vez) nessa parada.
Enquanto os espanhois de descabelavam perante as negativas portuguesas, estes fôram, por portas e travessas, negociando aberturas por parte do governo brasileiro e conseguiram adquirir 23% da “Oi”. --- Sabe-se que esta “Oi” anda conseguindo coisas quase impossíveis e há a perspectiva de um futuro promissor.
Todos nós sabemos, nós que moramos aqui no Brasil e os próprios espanhois na Espanha, que os serviços oferecidos pela Telefonica deixam muito a desejar. Não fôra o nível dos políticos que aqui temos e que são nomeados para cargos importantes, caso de Hélio Costa, ex ministro das Comunicações, essa empresa há muito já deveria ter perdido a concessão dos serviços para não mais prejudicar milhões de usuários de telefone e banda larga de internet.
Acredito que os meus conterrâneos sabiam destes detalhes e devem saber muito mais do que por aí vem. São espertos e fizeram um magnífico negócio.
Porém, aqueles acionistas da Vivo que estavam desesperados para que a PT vendesse a sua parte aos espanhois, sempre e só visando lucros e mais lucros, vão ter grandes surpresas no futuro. Lògicamente que sempre haverá alguns mais olho vivo que saiam da canoa antes dela começar a meter água e afundar.

sábado, julho 24, 2010

Velhice

Três irmãs, de 90, 88 e 86 anos de idade viviam na mesma casa.
Uma noite a de 90 começa a encher a banheira para tomar banho, põe um pé dentro da banheira, faz uma pausa e grita:
- Alguém sabe se eu estava entrando ou saindo da banheira?
A irmã de 88 responde:
- Não sei, já subo aí para ver... Começa a subir as escadas, faz uma pausa, e grita:
- Eu estava subindo as escadas, ou descendo?
A irmã caçula, de 86, estava na cozinha tomando chá e escutando suas irmãs, move a cabeça e pensa:
"Na verdade, espero nunca ficar assim tão esquecida".
Bate três vezes na madeira da mesa, e logo responde:
- Já vou ajudá-las, antes vou ver quem está batendo na porta…

sexta-feira, julho 23, 2010

Filhos da Puta

Muitas vezes quando inicío uma crónica já tenho um título para a mesma, pois nasce naturalmente. Outras vezes, como é o caso desta, fico na dúvida e, assim, vou escrevendo e aguardar até ao final por uma luz que dissipe essa escuridão. Tudo isto porque o assunto é escabroso e me deixa revoltado, o que origina uma lista de títulos raivosos…
Cada um sabe onde lhe doi e tem que dançar conforme a música. Juntei duas metáforas com o mesmo sentido na mesma frase para explicar que durante muitos anos, mais de 15, paguei um Plano Privado de Saúde e jamais usufruí do mesmo. Felizmente que assim foi, pois significou isso que nunca fiquei doente (?). Desisti desse Plano por achar que estava muito caro e pelo resultado de uma matemática que coloquei no bico do lápis.
Além dos 15 anos referidos, fiquei mais 5 sem qualquer tipo de Plano e sem ter tido necessidade de ir ao médico. Porém, a idade descobre coisas que até então estavam cobertas e, devido a alguns sintomas estranhos, procurei inscrever-me no Sistema de Saúde Pública. Foi difícil e, confesso, tive que “meter uma cunha” através de uma enfermeira que eu conhecia só de vê-la passar e que soube trabalhar no Sistema…
Por uma série de factores, descuidos e burrices, virei obeso e, consequentemente, hipertenso. E, se não me tocasse a tempo, talvez não estivesse aqui escrevendo hoje.
Mas  a saúde pública é uma merda, aquém e além mar… As consultas não são marcadas consoante as nossas necessidades e tem-se que deitar mão das emergências, verídicas ou fantasiadas.
Além da complicação de um médico receitar determinado medicamento nas emergências, vem o outro que cuida de mim periòdicamente e manda suspender aquele e me receita outro. E nunca qualquer um deles me encaminhou para um especialista.
Pensando ter a pressão sob controle porque as medições o demonstravam, jamais imaginei ter outros problemas correlatos. Mas o corpo avisou-me que sim, que havia outros problemas. Fui nas emergências do hospital público, fiquei lá o dia inteiro e fiz uma bateria de exames. O médico avaliou-os todos e eu estava perfeito. Olhou para as duas radiografias (torax e coração) e disse que estava tudo como novo. Mas que seria bom procurar um cardiologista. Como o meu médico já anteriormente tinha analisado uma outra radiografia (não decorrera muito tempo), dizendo que o coração e o pulmão estavam perfeitos, comecei a ficar preocupado…
Pensei: “faz um sacrifício e procura um médico particular!” E foi o que fiz hoje. Levei aquela última radiografia e quando ele a examinou logo exclamou: “O seu coração está muito mal! Está muito inchado. Por aquilo que me descreveu como sintomas, sei perfeitamente o que o senhor tem” --- Retruquei se deveria ter procurado um cardiologista há mais tempo e a resposta foi positiva e enfática.
Não poderei fazer muito esforço. Tenho que rever o meu trabalho diário e abster-me de levantar aqueles grandes pesos; nem o cachorro devo levar a passear por causa da minha resistência à sua força brutal. Toda a medicação anterior foi suspensa e uma nova (caríssima) passou a vigorar hoje mesmo.
Cheguei no final e lá colocarei o título que não gostaria, mas que se encaixa perfeitamente.

quinta-feira, julho 22, 2010

Glorinha

Um dia, Glorinha descobriu que o seu pai era gay.
Descontente da vida, incapaz de aceitar a situação, resolveu se matar.
Mas não podia se matar como qualquer outra criatura, afinal, ela, Glória, era milionária; e ficar se atirando de qualquer viaduto ou ponte, cortando os pulsos ou tomando formicida era coisa de suicida pobre...
Ela queria se matar com classe, de forma diferente, em grande estilo.
Mandou aprontar o jatinho da família e só com o aviador se mandou para o céu.
Pretendia se atirar lá de cima. Durante o vôo, enquanto se preparava para o salto fatal, ela foi indagada pelo aviador a respeito do gesto extremo que ia executar e, chorando, contou a ele o que ocorria:
-- Papai é viado. Não consigo conviver com essa vergonha e vou me matar.
Vislumbrando uma possibilidade, já que ele sempre havia cobiçado aquela mulher, o aviador sugeriu que dessem uma antes de ela se matar.
Glória concordou, afinal, para quem ia morrer, não custava nada quebrar o galho do aviador que se declarara tão apaixonado por ela..
E assim foi.
Piloto automático no avião e... tome-lhe e tome-lhe ...
Glória gostou tanto que desistiu de se matar.
*Qual é a moral da história? *


GLÓRIA DEU NAS ALTURAS
E O PAI, NA TERRA, AOS HOMENS DE BOA VONTADE

sexta-feira, julho 16, 2010

Brasil e Brazil

Na minha apresentação (foto no blog), Brasil está com a letra "z" e fica Brazil na sua forma inglesa. Eu não sou o autor dessa proesa (...) e já tenho recebido críticas por isso. Hoje, mais uma vez, alguém que comentou uma das minhas postagens referiu-se a esse deslize.

Quando escrevi o meu perfil, fi-lo escrevendo Brasil. O Google teima em publicar Brazil, independentemente das várias tentativas que fiz para alterar essa aberração.

quinta-feira, julho 15, 2010

Séca-Pimenteiro

Revolta-me, cada vez mais, do mesmo modo que ao Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, essa ingerência do governo israelita nos assuntos dos demais países. Se são os brasileiros que trocam visitas com os iranianos, eles chiam; agora que os chanceleres português e iraniano se encontram em Portugal, mais chiadeira.
Acho que eles se julgam senhores do Mundo. Mas deixa que a capa americana não os acoberte mais e veremos para onde irá essa nojenta arrogância.

Mineirim na malha fina


Carzeduardo comenta com sua esposa, a Bastiana:

- Muié, ricibi uma intimação da Receita Federar. Caí na máia fina! Ocê acha que devo comparecê à odiência com o fiscar, de botas e carça de sirviço, pra parecê mais simpre, ou de rôpa de saí, pra passá uma imagi de seriedade?


- Home, vou dizê a mema coisa que minha mãe me falô quando preguntei prela si divia di usá carcinha di renda ô di seda, na noite de núpcia.

- E qué que foi que sua mãe falô?

- Ela falô: Tanto faiz! Ele vai fudê ocê... De quarqué jeito.

terça-feira, julho 13, 2010

A Selva


Quando do resgate de Ingrid Betancourt na selva colombiana, tive a oportunidade de comentar neste espaço que achava muito estranha a postura de uma pessoa que acabara de viver anos muito difíceis. Havia ali alguma coisa que denunciava um certo artificialismo. Eu achei isso.
O tempo passou e concluí que estava certo nas minhas deduções. Houve uma certa teatralidade nos factos e outros objectivos eram delineados.
Não me vou alongar nos meus comentários por não gostar de andar chafurdando no lodo. E o facto de Ingrid resolver renunciar à sua demanda de indemnização me dá razão e deve ser um ponto final no assunto, para sempre.

Tordesilhas 2010

Reparem que eu cortei o mapa mundi em duas partes; exactamente com uma linha que representa a do meridiano 46w. Esta é a linha do Tratado de Tordesilhas: "tudo o que vier a ser descoberto ou conquistado a leste será de Portugal e a oeste da Espanha" --- A Africa do Sul fica a leste do meridiano e, assim, a Copa conquistada é portuguesa por direito...

Plano para a Integração dos Imigrantes 2010-2013

Plano para a Integração dos Imigrantes 2010-2013

segunda-feira, julho 12, 2010

Portugal têso


Gráficos (1)


Legalidade


C.E.T. na Era do Radar


Para quem mora em São Paulo , e também para aqueles que visitam SP, atentem que a CET inaugurou era de "radares arapucas".

Os radares 'arapucas' agora estão embutidos nos 'guard-rails'  e estes são os locais:



1) Av. Rio Branco x Av. Duque de Caxias;
2) Av. Brasil x Rua. Veneza;
3) Rua Tabapuã x Rua Dr. Renato Paes Barros;
4) Av. Do Estado x Av. Santos Dumont;
5) Rua Jeroaquara x Rua Clélia;
6) Rua Bom Pastor x Rua dos Patriotas;
7) Av. Francisco Matarazzo x Av. Antártica;
8) Av. Diógenes Rua de Lima x Av. São Gualter;
9) Av. São João x Av. Ipiranga;
10) Av. Brasil x Rua Colômbia;
11) Rua Dr.. Plínio Barreto x Rua Rocha;
12) Rua Rui Barbosa x Rua Conselheiro Carrão;
13) Av. Eusébio Matoso x Rua Bento Frias;
14) Rua Taquari x Rua Catarina Braida;
15) Av. Santo Amaro x Av.Dr. Hélio Pellegrino;
16) Av. Afrânio Peixoto x Rua Alvarenga;
17) Rua Antonio de Barros , altura da Rua Aguapei;
18) Av. Esc. Politécnica, Altura da Ci. Alb. Cavalcanti;
19) Rua Boa Vista, Altura da Rua São Bento;
20) Av. Esc. Politécnica x Rua Waldemar Roberto.
Tambem foram inseridos os radares de pequena dimensão, embutido em
vigas de muro de cimento, numa altura de 2,50 a 3,00m., um dos exemplos é o do Laboratório Roche, no começo da pista local da marginal Pinheiros sentido Santo Amaro, a 300 m . de quem vem da Castelo Branco e a 200 m do fim de ponte que vem da Marginal Tietê. Na expressa tem 1 antigo logo depois.
Foram incluídos dois de faixa de pedestres:

1) Av.João Pedro Cardoso em frente ao nº 300 (nos dois sentidos)- Que liga a Tamoios c/ Pedro Bueno );
2) Av. Pedro Bueno , em frente ao nº. 130l (sentido Jab.), 300 metros antes da Lombada Eletrônica;
Veja a lista de locais onde funcionarão radares do tipo LAP, que lêem placas flagram infratores do rodízio:

1) Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, nas proximidades do estádio do Canindé;
2) Avenida dos Bandeirantes, sentido marginal, na altura da Rua Alberti Willo;
3) Marginal Tietê, sentido Castello Branco, após a Ponte Atílio Fontana;
4) Avenida Indianópolis, sentido Ibirapuera, próximo à Alameda dos Sorimãs;
5) Avenida Sena Madureira, sentido Vila Mariana, na altura do nº 1.265;
6) Avenida 23 de Maio, sentido Centro, próximo ao Viaduto Pedroso;
7) Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, pista expressa, antes da Ponte do Jaguaré;
8) Avenida Alcântara Machado, em ambos os sentidos, na altura da Rua Placidina;
9) Avenida das Nações Unidas no sentido Castello Branco, na altura do nº 7.163.

O Polvo


quarta-feira, julho 07, 2010

Polvo Paul (Salada)

Ingredientes:
1 Polvo pequeno (entre 600g e 800g, são os mais macios) e, de preferência, claro, já limpo e preparado;
1 cebola pequena; 1 cebola grande; 1/2 tomate; 1/2 pimento verde; salsa; azeite; sal; 2 limões ou vinagre q.b..
 
Preparação:

Numa panela com água a ferver, coloque o polvo e a cebola pequena, descascada e inteira. Deixe o polvo ferver até a cebola estar cozinhada (demora cerca de meia hora). Entretanto, pique a cebola grande e a salsa, e corte o tomate e o pimento em pedaços pequenos.
Quando o polvo estiver cozinhado, escorra e corte-o em pedaços pequenos, de mais ou menos 2 cm. Pode também deixar o polvo a marinar no sumo de limão durante umas horas, ou temperar apenas na hora de servir. Alternativamente, pode usar vinagre a gosto. Numa taça de servir, misture todos os ingredientes e tempere com sal a gosto. Pode também juntar azeitonas recheadas.

terça-feira, julho 06, 2010

ONGs promovem abaixo assinado em prol dos animais

A primeira delegacia de proteção animal do estado de São Paulo surgiu em Campinas e agora é a vez da capital ter uma unidade policial especializada em fazer cumprir as leis existentes em favor dos animais. A iniciativa é do Clube dos Vira-latas e já conta com o apoio do deputado Celso Giglio que encaminhou um pedido oficial ao Governador. Até o dia 30/julho de 2010 a ONG espera registrar 50 mil assinaturas e entregar em mãos ao governador do estado de São Paulo em exercício Alberto Goldman, que está substituindo José Serra por conta da candidatura do mesmo à presidência da república. Acesse e assine: www.cao.com.br

sexta-feira, julho 02, 2010

Pisei na bola!

Estou meio chateado hoje, pois acho que dei uma pisada feia na bola. Nada a ver com Copa do Mundo ou com jabulaine, pois mesmo que inserida na época, a pisada na bola é ma maneira brasileira de expressão, do mesmo modo que dizemos escorreguei na maionaise ou caí do cavalo, etc., etc..
Acabei de receber o meu novo passaporte e fiquei feliz por essa renovação ter sido efectuada em curtíssimo espaço de tempo, pois dependia de diligências em São Paulo e em Lisboa. Parabéns para os respectivos Órgãos Oficiais do Governo do meu país envolvidos no processo.
Quando abri o passaporte para verificar e conferir os dados, notei que a minha fotografia estava a preto e branco e quase que sumida. Achei que aquilo não era normal, pois essa foto fora tirada numa moderníssima máquina lá no próprio Consulado e eu certifiquei-me que tinha saído colorida, tendo eu até, ficado muito mais bonito do que realmente sou…
Preocupei-me e já imaginei um daqueles agentes da Emigração/Imigração, mal encarados como sempre, colocar problemas na minha passagem nos aeroportos. O que é que eu fiz?! --- Enviei um e-mail ao Consulado denunciando a anomalia.
Não tardou mais que cinco minutos e recebi a resposta transcrita abaixo:
“Agradecemos o seu e-mail
mas informamos que todos os passaportes biométricos tem a sua fotografia em preto e branco.
Informamos ainda que o passaporte contém um chip, que ao ser aproximado dos equipamentos das polícias de fronteira, apresenta a fotografia adequadamente. Portanto não há com que se preocupar.”.
Será que devo sentir vergonha por estar tão defasado no tempo? Dei corda para que se crie uma nova piada de português? --- Comentem, por favor!