domingo, agosto 12, 2007

11 DE AGOSTO --- DIA DO ADVOGADO

A comemoração do Dia do Advogado é uma tradição que remonta ao Primeiro Império no Brasil (1822-1831). Dom Pedro I, que havia proclamado a Independência do Brasil anos antes, queria que o novo país tivesse suas próprias leis.
Em 1824 é redigida a primeira Constituição brasileira. Mas não bastavam leis sem alguém que as executasse. Pensando nisso, o Imperador criou, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos de Direito no país. Um foi inaugurado em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo.
O respeito pela nova profissão era tão grande que comerciantes e donos de restaurante faziam questão de bancar a conta dos estudantes de Direito nesta data. Assim, nascia outra tradição: o Dia da Pendura. A cada ano, os futuros advogados enchiam bares e restaurantes para comemorar o seu dia. Deixando os comerciantes mais felizes e mais pobres. Com o tempo, a tradição foi perdendo força, justamente pelo número cada vez maior de estudantes "comendo e bebendo de graça". Mas a data permaneceu e ainda hoje há quem tente "sair de fininho" alegando o dia da pendura.
Pagando a conta ou não, este dia serve também para reflexão do papel do advogado na sociedade. A sociedade cobra do advogado ética, não só em palavras vãs, mas no exercício consciente da profissão que elegemos. Por tudo isso, a atividade do advogado é muito importante. O advogado é indispensável à administração da justiça, e da ordem. Sem Advogado não existiria democracia e a liberdade estaria seriamente comprometida.
Tudo muito bem; tudo muito bom. Acontece que nos dias de hoje ao se falar em advogados, torcemos o nariz, não exactamente por causa de cheiro algum... e sim como uma carêta simbolizando desconfiança. Em qualquer escândalo que surge, tem quase sempre um advogado no meio e são muitas as coisas erradas que muitos deles fazem por aí. Portanto, não é mais para seram elevados aos píncaros e idolatrados e, consequentemente, está na hora de não mais se considerar a prática da "pendura".
Existem no Brasil, hoje, 1800 cursos de Direito, contra 300 nos EEUU. São demasiados cursos e isso justifica a quantidade de maus advogados que proliferam por aqui, pois a grande maioria não oferece estrutura nem pessoal compatível.

Sem comentários: