quarta-feira, agosto 01, 2007

DUAS FACES DA MOEDA

Os vários tele-jornais a que assisti na noite de ontem mostraram as mesmas imagens relacionadas com a guarda de documentos secretos nos cofres do Congresso Nacional. Eram gravações do conteúdo das caixas pretas do avião recentemente acidentado. "Top secret"; "Confidencial". Isto foi decretado. Foi liberado esse conteúdo aos "nobres" deputados, como subsídio aos conhecimentos para poderem avançar nas investigações de causas e problemas.
Os tele-espectadores mais incautos decerto se sensibilizaram com toda aquela pompa e circunstância. Abre porta aqui, fecha porta ali, abre cofre, fecha cofre e tudo com aquele ar de responsabilidade suprema. Os outros, como eu, arreganharam as narinas mostrando aquela conhecidíssima carêta que significa não acreditarmos em nada do que está sendo combinado e assumido por eles que, entre si se tratam por nobres. Aliás, tratamento exigido a nós , plebeus.
Hoje pela manhã, como todos os dias faço, levantei-me da cama, passei pela cozinha, bebi um gole de café e acendi o primeiro cigarro do dia. Fui até à área central da casa e peguei o jornal que assino e fechei-me no banheiro. Ali eu sento-me no "trono" e passo uma vista de olhos pelas principais notícias. Só depois tomo banho e me preparo para ir trabalhar. E não foi que os meus pressentimentos eram correctos!? Pois lá estava estampado na primeira página uma série de detalhes dos muitos que compõem o todo que havia sido guardado nos cofres e fechado a sete chaves...
Um dia antes, no mesmo e noutros jornais, estava estampada a foto de Nelson Piquet e sua espôsa, sentados cada um numa carteira de sala de aulas. Sim! esse mesmo. O grande ex-campeão de Fórmula 1. Estavam ali porque acumularam pontos por faltas cometidas no trânsito, como excesso de velocidade, por exemplo. Ultrapassaram o limite de 20 e isso retira-lhes a carteira de habilitação. Para a renovar, precisam assistir às aulas e fazer um novo exame. Vexatório isso? Não. Deixaram-se fotografar e liberaram a publicação do facto com toda a humildade. e sem demagogias.
E porque razão eu coloco no mesmo espaço dois assuntos que em nada teem a ver um com o outro? Simples. É que eu acho que tem e muito. São muitos os casos em que um indivíduo na mesma situação se vale do nome e, por portas e travessas, consegue uma carteira nova sem o menor esforço. Outros simplesmente pagam por esse serviço.
Miremo-nos nos dois exemplos e imitemos os que são realmente nobres.

Sem comentários: