Com todo o respeito ...
Dizem que a profissão mais antiga do mundo é a prostituição. Não posso concordar. Até porque não havia dinheiro quando o mundo começou e, se para o homem bastava dar com uma moca na cabeça da mulher e arrastá-la para a sua caverna, porque cargas de água haveria de pagar?
Dizem então que a primeira profissão deve ter sido um dos trabalhos mais básicos, como agricultura ou caça. Embora concorde que tenham sido das primeiras profissões, nenhuma delas foi a primeira, até porque no início não havia ferramentas para agricultura nem armas para caçar.
Sugerem então que tenha sido o ensino. Mas para ensinar é preciso aprender. É a história de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Neste caso, o estudante ou o professor. Ninguém nasce ensinado, logo teria de estudar primeiro. Mas, no início não acredito que o homem tenha partido para esta actividade assim de arranque.
Temos de nos colocar na pele desse primeiro homem para perceber como tudo aconteceu. Então, o homem aparece. Adão, sozinho, sem saber o que fazer. Qual a sua primeira iniciativa? Obviamente, coça os tomates. Assim sendo, a primeira profissão do mundo foi claramente... funcionário público!
Publicado originalmente no blog "Jardim das Urtigas". Adaptação livre.
1 comentário:
Êste Adão é de Brasília, em uma praia da Bahia, encostado em um barranco, esperando um peixe pular na subida da maré.
Enviar um comentário