segunda-feira, outubro 08, 2007

O MEU IPÊ "GUILHERME"

Há oito anos atrás, quando se comemorava o "Dia Internacional da Árvore", regressava de uma viagem de negócios que fizera a São Paulo e, quando parei o carro nuns dos pedágios da Rodovia dos Bandeirantes para pagar a respectiva taxa, fui presenteado com uma pequena muda de Ipê Amarelo. O presente certo para a pessoa certa!... Sou um eterno amante da Natureza e especialmente "vidrado" em árvores.
Nesse mesmo ano nascera o meu segundo neto, o Guilherme, um dos meus portuguesinhos adoráveis. Coloquei aquela mudinha num lugar estratégico da cozinha de minha casa para que todos os dias convivesse com ela e dela cuidasse com muito carinho; chegava até a dirigir-lhe a palavra cônscio de que não obteria respostas, mas sabedor da sua gratidão, compreensão e retribuição...
Um ano depois a minha filha informou-me que viria visitar-me no Brasil e, claro, junto com o meu genro e neto. Foi quando decidi que a minha muda de Ipê deveria ser plantada em local definitivo. Coloquei-a num ponto da calçada frontal da minha casa, rodeei-a com uma grade de ferro para a proteger e, finalmente, baptizei-a com o mesmo nome do neto: Guilherme.
O Ipê, como cada uma das espécies, tem as suas próprias características e uma delas é a demora da floração. O Guilherme apresentou as primeiras flores há dois anos atrás: sòmente três. No ano passado brotaram cinco. Todavia, esperei com paciência e, finalmente, este ano tive o grato prazer de me deslumbrar com tanta beleza que um grande número de flores amarelas me proporcionou. São flores muito frágeis, pois o seu ciclo de exibição é curtíssimo. Por isso empenhei-me em fotografar a minha árvore em cada um destes dias.
Hoje tenho dois motivos de alegria: um é a rara oportunidade de ilustrar uma postagem do meu blog com fotos minhas, exclusivas, e o outro apresentar ao Mundo o meu Ipê "Guilherme". E aproveito para incentivar todos os cidadãos a plantar uma árvore, pelo menos, no decorrer das suas vidas. O retorno de tal acto é muito gratificante em todas as nuances e a Natureza agradece.

Sem comentários: